Flamengo e Palmeiras são líder e vice-líder pela 40ª rodada em nove anos

Não é tanto quanto parece a olho nu nem é desprezível.
Das 438 rodadas disputadas desde o início do Brasileirão 2016, esta é a 40ª em que Flamengo e Palmeiras aparecem em primeiro e segundo lugares, nesta ordem ou inversamente. Em segundo lugar, Corinthians-Grêmio: 25 vezes. Palmeiras-Atlético Mineiro, 24 vezes, desde 2016.
Aquele campeonato em que Cuca ajudou o Palmeiras a quebrar 22 anos sem o Brasileirão foi o primeiro da história polarizado pelos dois gigantes, mas teve o Santos como vice-campeão.
Nem em 2009 foi assim, porque entre a perda de liderança palmeirense e a virada rubro-negra, o São Paulo assumiu a primeira posição.
Em 2016, foram 13 jornadas de Palmeiras líder e Flamengo vice-líder, mesmo número de 2019, quando o Flamengo foi o vencedor e o Santos terminou em segundo lugar.
Apesar de 11% das rodadas terem Flamengo e Palmeiras polarizando a parte de cima da tabela, só houve uma temporada com título de um e vice-campeonato de outro. Só em 2018.
Dos quatro títulos brasileiros do Palmeiras desde 2016, Santos, Internacional e Grêmio foram vice-campeões, além do Fla em 2018.
O Flamengo ganhou em 2019, com Santos vice, e em 2020, com o Internacional em segundo.
Antes desta rodada, o Palmeiras foi líder uma vez com o Flamengo em segundo no ano passado, na rodada 35. Houve quatro rodadas com esse revezamento em 2022.
É totalmente diferente de Barcelona e Real Madrid, que se revezam como campeão e vice em todas as temporadas da Espanha desde 2005, menos 2008, 2014, 2019 e 2021.
Dois títulos e um vice do Atlético de Madrid, um vice do Villarreal.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.