Topo

Posse de Bola

Depois de Muricy, Diniz ganha apoio público de Ceni. E agora?

Colunista do UOL

13/10/2020 11h15

Em uma ótima entrevista ao programa Bem Amigos, do Sportv, Rogério Ceni declarou apoio público ao trabalho de Fernando Diniz no São Paulo. Mais do que isso... Disse que, fosse o novo presidente do clube (a eleição é no fim deste ano), manteria Diniz no comando técnico da equipe em 2021. Qual o peso desta frase de Rogério às vésperas do embate político no Morumbi e às vésperas do confronto entre o Fortaleza (de Ceni) e o São Paulo (de Diniz) pela Copa do Brasil?

Pode soar como estratégia, se levarmos em consideração apenas o jogo entre os times pela Copa do Brasil. Aliás, Fernando Diniz venceu todas as partidas contra Rogério Ceni até o momento quando se encontraram...

Mas quem viu o Bem Amigos ao vivo pôde perceber que o "afago" de Ceni ao colega de profissão vai além disso. Principalmente por três motivos. O primeiro deles: Rogério Ceni de fato enxerga virtudes nos sempre discutíveis métodos de Diniz (seu modelo de jogo é outro, mas ele admira certas marcas do "Dinizismo", como a posse de bola, a busca pelo jogo bonito etc). Segundo motivo: Diniz, assim como ele, faz parte da nova geração de treinadores brasileiros em busca da afirmação e de uma certa revolução de ideias; Terceiro motivo; Rogério Ceni jamais vai se sentir ameaçado por Fernando Diniz quando o terreno é o São Paulo Futebol Clube. O colega não tem como roubar o seu posto de Mito. Como jogador, treinador, ídolo.

Mas vamos tentar analisar agora o lado de Fernando Diniz depois das declarações de Ceni. Depois de duas vitórias reabilitadoras no momento em que vivia sua mais profunda crise no São Paulo, Fernando Diniz recebe o respaldo de "quem faltava". Ele já tinha o aval óbvio de Raí, principal mentor de sua contratação e que insistiu em mante-lo contra tudo e contra todos. E tinha também o apoio de Muricy Ramalho, há tempos. Muricy, por sinal, também participou do Bem Amigos com Rogério Ceni. Bem... Raí, Muricy e Rogério Ceni são os maiores são-paulinos vivos. Ter o "sim" dessas três figuras não é pouca coisa; mesmo que o torcedor ainda esteja relutante.

A palavra de Ceni é a mais relevante no momento. Porque simplesmente ele é a principal sombra ao trabalho de Fernando Diniz. Seja na quarta-feira pela Copa do Brasil, no ano que vem, como principal técnico da nova geração ou no coração do são-paulino. Mais: a declaração no Bem Amigos pode sim ter peso na decisão do próximo presidente do São Paulo. Tem o confronto entre Fortaleza e São Paulo pelo caminho, tem muito jogo, muito campeonato até dezembro. Mas sinais importantes foram dados...

O favorito a vencer as eleições no Morumbi, Julio Casares, já acenou com um convite a Muricy para o ano que vem, como coordenador técnico. Está em dúvida em relação ao treinador. Deixa escapar que, se o São Paulo de Diniz estiver na posição em que está (entre os 4 do Brasileiro e classificado na Copa do Brasil), não fará mudanças na comissão técnica. E a declaração de Ceni pode reforçar essa posição. Dar respaldo a ela. Facilitar as coisas.

Deixo, por fim, duas perguntas para vocês - e não para o próximo presidente do São Paulo. Quem é melhor treinador neste momento? Quem você contrataria para seu time? Rogério Ceni ou Fernando Diniz? (Por Arnaldo Ribeiro)