Topo

Posse de Bola

Rogério Ceni, o melhor técnico brasileiro em atividade

Colunista do UOL

08/10/2020 10h37

Antes de discutir se Rogério é hoje o melhor técnico brasileiro em atividade, reproduzo aqui a enquete do companheiro rubro-negro Antonio Tabet (MyNews, Porta dos Fundos etc) no Twitter. "Quem é o melhor treinador nascido no Brasil em atividade hoje em dia?", perguntou Tabet, inserindo quatro nomes na pesquisa: Ceni, Cuca, Renato e Tite. Depois de 10 245 votos computados, Ceni venceu com incríveis 62%. Tite teve 16%. Renato, 15%. Cuca ficou com 7%.

Tenho cuidado com essa afirmação pois quebrei a cara no início do ano no Sportv quando disse que Tiago Nunes, chegando ao Corinthians, era o melhor comandante brasileiro do momento, momento em que o futebol brasileiro é dominado por gringos como Jorge Jesus, Sampaoli, Dome etc. Minha frase sobre Tiago virou até meme depois do fracasso de sua trajetória no Corinthians...

Tiago foi o melhor em desempenho/resultado em 2019, com seu Athletico-PR. Acho que isso pouca gente discute. Mas Ceni veio logo atrás com o Fortaleza, mesmo tendo a mancha da passagem pelo Cruzeiro.

Rogério Ceni já era bom técnico desde os tempos de jogador. O início no São Paulo não foi ruim. Demitido por uma diretoria completamente sem rumo, começou de novo. E começou bem. Já fez história em Fortaleza. Ganhou títulos, implementou uma nova forma de jogar - posse de bola, agressividade, velocidade, fome, jogadas ensaiadas na bola parada. Vasto repertório. E, além disso, tem se especializado em jogos grandes neste Brasileiro.

Ouso dizer que Rogério Ceni pode ser melhor técnico do que foi como goleiro... Ouso dizer...

Uma coisa é certa: como treinador, hoje em Fortaleza, ele não sofre mais a rejeição que sofria como jogador de um time só: o São Paulo. É comentado no Corinthians, bem falado no Flamengo de Antonio Tabet, admirado no Sul e, claro, no Nordeste.

No seu São Paulo, deveria ser sempre a opção número 1. Na semana que vem, enfrenta seu ex-clube pelo mata-mata da Copa do Brasil. Que momento... Vai ser procurado pelo próximo presidente do São Paulo, eleito em dezembro. Dificilmente diria não para tentar tirar o clube da fila de títulos. Mas, com certeza, não vai receber apenas essa proposta. Hoje, Rogério Ceni é do Brasil, não mais apenas do São Paulo.

Melhor técnico nascido por aqui em atividade? Deixo a resposta para vocês... (Por Arnaldo Ribeiro)