Topo

Posse de Bola

Luxemburgo ou Diniz? Escolha um

Colunista do UOL

29/09/2020 09h46

Pauta obrigatória do Posse de Bola, com meus companheiros Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira e Eduardo Tironi, e das mesas redondas pelo país todo. Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras ou Fernando Diniz no São Paulo? Quem faz o melhor trabalho? Quem é mais treinador? Quem conta mais com a antipatia ou benevolência da mídia? Quem você contrataria para o seu time?

Para tentar responder tantas perguntas palpitantes, tentarei isolar o passado de cada um como treinador e as entrevistas, o "fora de campo". Vanderlei Luxemburgo foi um técnico absolutamente vencedor e até revolucionário há décadas; currículo que Diniz não ostenta. Ao mesmo tempo, vive se gabando disso, desafiando colegas de profissão (sobretudo estrangeiros), jornalistas e quem aparecer pela frente em seus discursos; coisa que Diniz normalmente não faz.

Mas o desafio aqui é justamente outro. Literalmente sem preconceitos. Analisar o trabalho que cada um faz HOJE em seu respectivo clube. Não o entorno ou o "pacote todo".

Fernando Diniz acaba de completar um ano no comando do São Paulo (parada da pandemia à parte), um feito num clube que se acostumou a triturar treinadores na busca de um título que não vem desde 2012. Não acabou com a fila. Fez um Brasileirão razoável ano passado, faz um Brasileirão razoável nesse ano. Tem mais pontos que desempenho no campeonato. Foi eliminado do Paulista de forma vexatória, pelo Mirassol. Está virtualmente eliminado da fase de grupos da Libertadores (com algumas exibições trágicas, contra o Binacional e a LDU fora de casa). Tem um dos elencos mais caros do país. Não exigiu praticamente nenhuma contratação desde que chegou. Perdeu um jogador muito importante nesse período: Antony, para o Ajax, da Holanda.

Vanderlei Luxemburgo acaba de completar nove meses no comando do Palmeiras (parada da pandemia à parte), num clube onde tem história e que também se acostumou a revezar treinadores. Ganhou o Campeonato Paulista diante do Corinthians, o maior rival. Faz um Brasileirão razoável, onde virou o time do empate. Poucas partidas boas no torneio até então, a despeito da invencibilidade. Está virtualmente classificado para o mata-mata da Libertadores. Tem um dos elencos mais caros do país. Não exigiu praticamente nenhuma contratação desde que chegou. Perdeu seu jogador mais importante no período: Dudu, negociado por empréstimo.

No balanço dos dois trabalhos, algumas semelhanças e descontentamento mútuo das duas torcidas. Por vezes, parecem estar em locais equivocados, inversos.

Uma coisa me parece certa. O são-paulino estaria satisfeito com o título estadual diante do maior rival, encerrando a incômoda "fila" e com a classificação para o mata-mata da Libertadores, torneio que mais preza. As obras de Luxemburgo no Palmeiras.

O palmeirense estaria satisfeito com um punhado de partidas interessantes, uma proposta de jogo diferente, mas ainda sem qualquer resultado? As obras de Diniz no São Paulo...

Essa é a pergunta que fica. A outra: qual dos dois treinadores você prefere, sem ficar no muro: Fernando Diniz ou Vanderlei Luxemburgo? (Por Arnaldo Ribeiro)