Topo

Posse de Bola

Thiago Neves tem chance rara de limpar a sua barra

No episódio #17 do podcast Posse de Bola, gravado nesta segunda-feira pela manhã, conversamos sobre o Grêmio e suas investidas em Diego Souza Thiago Neves.

Na mesa houve debate. Esta dupla poderá funcionar no Tricolor do Renato Gaúcho?

Menos de uma hora depois da gravação do programa, veio a confirmação: Thiago Neves acertou com o Grêmio.

Na memória dos torcedores (sobretudo os do Cruzeiro) está a fotografia da última temporada da Raposa, desastrosa, que terminou em rebaixamento com requintes de crueldade como o próprio Thiago Neves perdendo pênalti decisivo.

Como no futebol a fotografia recente sempre é muito colorida, o jogador caiu em desgraça, também por suas declarações.

Mas entendo que ele ainda pode ser útil. A dobradinha dele com Renato Gaúcho já funcionou ("em um passado muito distante, em 2008, no Fluminense", disse Mauro Cezar Pereira). Mas acredito que ele não vá deixar passar uma chance tão boa de limpar a sua barra. Qual jogador que, depois de um ano tão ruim como o dele no Cruzeiro, tem a chance de ir para um gigante que está se reforçando e que vai disputar a Libertadores?

Tecnicamente ainda acho um ótimo jogador. Tirando a temporada de 2019, sempre foi decisivo e pode atuar em mais de uma posição, mesmo agora com 34 anos.

A questão é como ele poderia ser aproveitado em um time que tem alguns jogadores veteranos e outros lentos, como Maicon. Trabalho para Renato Gaúcho, que insistiu na contratação.

A outra aposta é em Diego Souza. Depois de tentar por muito tempo com André como centroavante, sem sucesso, Renato enfim vai tentar outra cartada, apostando na sua capacidade e na do Grêmio de recuperar jogadores desacreditados.

No podcast, Arnaldo Ribeiro gostou da ideia porque, segundo ele, faltam centroavantes no Brasil. Para ele, Diego Souza pode render desde que entre em forma.

Eu já aposto mais em Thiago Neves, que não é centroavante, mas ainda tem lenha para queimar. E você?

Por Eduardo Tironi