Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Cadillac está em dia com preparação para estreia e revela marco importante

Enquanto os carros da Fórmula 1 estiverem entrando na pista para o treino livre do GP dos Estados Unidos às 14h30, pelo horário de Brasília, em Austin, um batalhão de engenheiros e um piloto estarão a centenas de quilômetros dali, no centro técnico da General Motors em Charlotte, também nos EUA, "disputando" uma sessão com o carro ainda virtual da Cadillac, que estreia na categoria na próxima temporada.

O piloto vai para o simulador, com o engenheiro no ouvido dele, em uma espécie de ensaio geral que serve para o novo time desenvolver seus protocolos. Pode parecer trivial mas, na primeira vez que eles fizeram algo do tipo, durante o fim de semana do GP da Espanha, apareceram tantos problemas que eles só foram repetir a dose três meses depois, no GP da Itália.

Agora, na corrida de Austin, a ideia é simular uma sexta-feira em formato sprint.

"É muito realista. Tem um piloto que pilota no simulador e até reclama do carro", brincou Pat Symonds, engenheiro com décadas de experiência na F1 e que é consultor técnico da equipe.." E tentamos torná-lo um pouco melhor para a próxima sessão. Observamos a degradação dos pneus dos nossos modelos e coisas assim, e planejamos nossas estratégias com base nos aprendizados que obtemos nos treinos. Preparamos todos os nossos documentos de preparação pré-corrida, nossos documentos de estratégia, nossos planos de corrida. Temos um cronograma de reuniões, que chega a garantir que reservemos um tempo para os pilotos conversarem com a mídia, para não atrapalharmos ninguém."

Equipe planeja passar pelo teste de impacto em poucas semanas

Symonds garantiu que a equipe está dentro do cronograma que foi estabelecido ainda no ano passado e revelou quais são os próximos passos: a equipe está quase finalizando seu primeiro chassi, e vai colocá-lo nos testes de colisão "nas próximas semanas".

É bastante cedo para fazer isso. As equipes tendem a deixar tudo para o mais tarde possível porque, assim, conseguem desenvolver o carro até o final. Mas, no caso deles, começando uma equipe do zero, a opção foi por uma abordagem mais conservadora no monocoque - o que muito provavelmente vai significar que o carro começa o ano mais pesado - e mais agressiva na aerodinâmica.

"Há alguns testes muito, muito difíceis para passar no chassi", disse o engenheiro, lembrando que há mudanças no regulamento também nesse sentido. "Então, construímos um chassi e passamos por todos esses testes no segundo trimestre do ano. Agora temos nosso primeiro tipo de chassi com foco em corrida. E, acredite ou não, está marcado o teste de homologação, o teste de colisão e tudo mais em algumas semanas."

O desafio de montar uma equipe em 364 dias

São apenas alguns dos passos de uma tarefa muito difícil: eles estão montando uma equipe de Fórmula 1 do zero para estrear um ano depois de terem sua inscrição aprovada pela F1. Na verdade, tudo isso só é possível porque o processo começou antes, quando eles não tinham certeza de que seriam aprovados.

Continua após a publicidade

"Sim, é bem assustador. Acho que o que é absolutamente incrível é o comprometimento que todos na Cadillac têm com esta nova equipe. Na verdade, só recebemos nossa inscrição oficial em 7 de março deste ano. E isso são 364 dias antes do primeiro treino livre na Austrália. Uma das coisas que eu achava que seria mais desafiadora era o recrutamento, e de fato tem sido. No início do ano, tínhamos 159 pessoas no Reino Unido trabalhando no projeto.

Quando recebemos a inscrição, tínhamos cerca de 209. E agora estamos com 426. Então, esse crescimento tem sido muito rápido."

Symonds admite que, mesmo para alguém tão experiente quanto ele, a tarefa não é simples. Afinal, ele ajudou a construir dezenas de carros de F1. Mas não construiu uma equipe do zero tantas vezes assim.

"Eu nunca direi que construir um carro de Fórmula 1 é fácil. Não é fácil. Mas já fiz cerca de 40 deles.

Então, você meio que sabe o que precisa ser feito e quando precisa ser feito. Mas o resto, sabe, construir toda a infraestrutura ao redor, todos os processos, todos os procedimentos, toda a logística, todos os prédios, você simplesmente não faz isso com muita frequência. E é uma tarefa que não só é incrivelmente difícil, como também você não tem essa experiência e nunca fez isso tantas vezes antes."

A Cadillac estreia em 2026 com motor Ferrari e com Sergio Perez e Valtteri Bottas ao volante.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.