Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Hamilton dá conselho a Piastri em luta pelo título: 'Não devolva posições'

Com a experiência de ter conquistado sete títulos mundiais e ter lutado diretamente por outros quatro, inclusive com companheiros de equipe, Lewis Hamilton deu um claro conselho ao líder do campeonato, Oscar Piastri, que tem 22 pontos de vantagem para o outro piloto da McLaren, Lando Norris, e 63 para Max Verstappen, com 180 em jogo nas últimas seis etapas.

É um rival, então eu não daria a ele nenhuma dica. Além disso, não é que seja o primeiro campeonato que ele disputa. Ele obviamente compete em campeonatos há muitos anos, então não há muito que eu possa dizer… Não falei com ele, então não sei qual é o seu estado de espírito. Não desista de nenhuma posição, é o que eu diria.
Lewis Hamilton

As palavras foram levadas pelo UOL Esporte a Piastri, que ficou visivelmente incomodado. Disse que "obviamente, ele tem muita experiência lutando e vencendo campeonatos e aprecio o conselho".

Momento de Piastri é positivo e negativo ao mesmo tempo

Por um lado, Oscar Piastri até pode dizer que está no lucro na tentativa de vencer pela primeira vez, e logo em sua terceira temporada, o campeonato da Fórmula 1. Ele teve um abandono e chegou atrás do companheiro e principal rival na disputa, Lando Norris, nas últimas três provas, mas só perdeu 14 pontos em relação ao inglês e ainda tem 22 de vantagem.

Isso porque este momento de baixa coincide com a perda da hegemonia da própria McLaren no campeonato, então Norris não está vencendo corridas no momento. Dentro deste contexto, a vantagem de 22 pontos ainda é considerável, embora a equipe espere voltar a vencer em provas como os GPs de São Paulo, Qatar (ambos disputados em formato sprints, valendo 35 pontos cada) e Abu Dhabi.

Por outro, ele viveu uma sequência de situações em que viu Norris se dar melhor, com o apoio da equipe. Tendo uma estratégia melhor na Hungria, recebendo o segundo lugar de volta após um pitstop ruim na Itália, passando o companheiro com um toque em Singapura.

Piastri já esteve nesta mesma posição no passado, quando viu Norris desistir de uma vitória para ‘consertar’ uma estratégia da equipe na Hungria, quando foi agressivo com o inglês na Itália e as consequências não passaram de uma conversa. Na época, Norris estava tentando entrar na disputa pelo campeonato com Max Verstappen, Piastri estava bem atrás.

Norris está sendo privilegiado?

Questionado se sente que Norris está sendo privilegiado, Piastri disse que não.

Continua após a publicidade

Obviamente, houve algumas situações difíceis para toda a equipe. Obviamente, conversamos sobre várias coisas. As coisas poderiam ter sido melhores em certos momentos? Sim. Mas, no final das contas, é um processo de aprendizado com toda a equipe. Estou muito, muito feliz que as intenções sejam muito bem-intencionadas, se é que isso faz sentido. Então, não tenho absolutamente nenhuma preocupação com isso. Sim, obviamente houve algumas situações difíceis este ano e esta é mais uma.
Oscar Piastri após o GP de Singapura

O australiano também não acredita que está falando ritmo. Depois do abandono do Azerbaijão, disse que não estava preocupado com sua sequência de erros porque todos eles foram simples. "Isso é algo mais fácil de lidar do que você ir mal e não entender", justificou.

Em Singapura, onde se classificou à frente de Norris, ele acredita que tinha um bom ritmo e só não conseguiu utilizá-lo justamente por conta da ultrapassagem de Norris na largada. "Senti que, quando entrei no meu ritmo, ele era muito bom. Eu só não tinha posição de pista para fazer nada com isso."

O próximo capítulo dessa história será no GP dos Estados Unidos, dia 19 de outubro.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.