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Não é só uma fase: McLaren espera sofrer em metade das corridas que restam

Pode ser até difícil de entender como a mesma equipe que selou a conquista do bicampeonato de construtores com seis corridas de antecedência espera ter vida dura em pelo menos metade das corridas que ainda vêm pela frente, mas é essa a expectativa do chefe da McLaren, Andrea Stella.

Depois que a McLaren viu duas corridas em pistas de longas retas e baixa pressão aerodinâmica serem vencidas por Max Verstappen, da Red Bull, e o GP de Singapura e suas zonas de tração, ondulações e necessidade de ataque de zebras ser dominado por George Russell, da Mercedes, Stella identifica as duas próximas corridas, em Austin, nos Estados Unidos, e na Cidade do México, como circuitos potencialmente complicados para Oscar Piastri e Lando Norris. E também Las Vegas entra na lista.

Mas como uma equipe que dominou tanto o campeonato pode passar a sofrer de uma hora para a outra?

São dois fatores: as características destas pistas e a falta de desenvolvimento do carro da McLaren, que focou bastante cedo no campeonato do ano que vem, em que a F1 passará por uma grande mudança de regras.

Parece que observamos um padrão, tendo estado em Baku e aqui em Singapura, que se assemelha ao que vimos no Canadá. E quando temos frenagens com ondulações e com zebras. No Canadá, não fomos o melhor carro, em Baku não fomos o melhor carro e em Singapura não somos o melhor carro. Acho que há uma tendência de interrompermos o desenvolvimento do carro há algum tempo, porque estamos nos concentrando inteiramente em 2026. E vimos alguns concorrentes continuarem com novas atualizações, a Red Bull certamente é uma delas. Eles têm uma nova asa dianteira aqui, um novo assoalho em Monza.
Andrea Stella, chefe da McLaren

Como a McLaren já não tem a vantagem de antes porque parou o desenvolvimento mais cedo, o time acaba ficando mais exposto a pistas que não têm uma variedade tão grande de curvas, principalmente curvas mais longas, e também em circuitos ondulados e em que é necessário atacar a zebra.

Verstappen fala em "batalha de verdade"

Max Verstappen, que tirou 41 pontos do líder Piastri nas últimas três corridas, agora diz que "vai haver uma batalha de verdade" pelo campeonato, mesmo ainda estando a 63 pontos do australiano. Além do desenvolvimento do carro, ele acredita que a maneira de trabalhar trazida pelo novo chefe Laurent Mekies tem surtido efeito na equipe.

Sempre tentamos analisar os detalhes. Tentamos entender quais eram as nossas fraquezas. E, nas últimas corridas, definitivamente melhorou bastante. Às vezes você sai de uma corrida um pouco perdido, sem entender bem o porquê ou como. Acho que agora entendemos o porquê ou como podemos melhorar. E, sim, fazendo as perguntas certas, incluindo o envolvimento do Laurent nisso, está funcionando bem.
Max Verstappen

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Mesmo tendo tido três finais de semana difíceis, Piastri ainda tem 22 pontos de vantagem para Lando Norris no campeonato. Ainda há 180 pontos em jogo, começando pelos 35 do final de semana de sprint em Austin, dia 19 de outubro.

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