Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Verstappen lidera último treino antes da classificação do GP de Singapura

Max Verstappen foi o mais rápido no último treino livre antes da classificação para o GP de Singapura. O piloto da Red Bull foi seguido pelo líder do campeonato, Oscar Piastri, e por George Russell, da Mercedes. Verstappen e Piastri ficaram separados por apenas 17 milésimos.

O brasileiro Gabriel Bortoleto ficou na 12ª colocação. Fazendo sua primeira corrida em Singapura, o brasileiro tem sido mais lento que o companheiro Nico Hulkenberg, que conseguiu ficar no top 10.

Os momentos finais do treino livre, quando todos estavam fazer simulações de classificação, foi marcado por lances em que o trânsito atrapalhou alguns pilotos, o que pode ser um fator para a definição do grid. A pista de Singapura tem uma das taxas mais altas de melhora da pista ao longo das sessões, então todos vão querer estar na pista no final de cada parte da classificação.

As McLaren não apareceram tão fortes quanto era esperado em nenhuma das sessões e a Red Bull está animada com a adaptação do carro ao circuito de Singapura, o único do calendário em que Max Verstappen nunca venceu. Eles trouxeram uma asa dianteira diferente para este GP, seguindo no mesmo caminho de desenvolvimento que melhorou o desempenho a aumentou a janela em que o carro pode ser acertado, dando mais confiança para Max Verstappen, que vem de duas vitórias seguidas.

A surpresa da sessão foi o desempenho das Mercedes, bem mais perto das primeiras colocações do que na sexta-feira. Entre os rivais da Sauber, a Racing Bulls tem parecido bem, e a Aston Martin caiu de produção em relação aos resultados da sexta-feira.

Bortoleto esteve entre os pilotos que mais andaram nesta sessão ficou marcada por sequências longas de voltas, focando mais na preparação para a corrida. Isso porque nenhum piloto conseguiu fazer uma simulação de corrida do jeito que gostaria nos treinos livres de sexta-feira, que foi interrompido duas vezes por bandeiras vermelhas.

A terceira sessão também ficou interrompida por mais de 10 minutos por conta de uma batida de Liam Lawson na curva 7. Ele disse via rádio não ter entendido como perdeu o carro quando atacou a zebra. O neozelandês, que está tentando convencer a Racing Bulls a mantê-lo na vaga na próxima temporada, já tinha batido na sexta-feira.

Continua após a publicidade

Agora os carros voltam à pista para a classificação, a partir das 10h da manhã, pelo horário de Brasília.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.