Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Bortoleto usou tática incomum para se preparar para calor de Singapura

Imagine a cena: 1h da madrugada, Gabriel Bortoleto, que é um notívago confesso, decide dar umas voltinhas no simulador que tem em casa para se preparar para sua estreia no circuito de Singapura. Mas ele sabe também que tem que se preparar para acelerar nas ruas da cidade sob um calor bastante úmido, então vai além e coloca vários agasalhos um em cima do outro para passar o máximo de calor possível.

"Eu estava com dificuldade de dormir e daí veio essa ideia na cabeça. Tentei simular o calor de pilotar, mas é um pouco difícil, porque no simulador você não fica muito cansado. Também fiz treino no calor, na sauna. Mas não mudei muita coisa, não é uma semana de treino que vai fazer você estar preparado, é tudo o que você fez durante o ano."

Com ou sem os agasalhos, Bortoleto calcula que tenha feito de 400 a 500 voltas em seu simulador caseiro para se preparar para a estreia em Singapura. No equipamento da equipe, que é bastante útil para testar acertos diferentes para o carro, fez entre 80 e 90. São números bastante altos em comparação com outros pilotos.

Calor fará a F1 estrear regra

Todos os carros da Fórmula 1 terão instalados um sistema de refrigeração para os pilotos durante todo o final de semana do GP de Singapura. E eles terão que decidir se vão usar uma vestimenta especial ou se vão adicionar meio quilo de lastro aos carros.

No sistema, a refrigeração é feita por meio de um líquido que é resfriado em um equipamento colocado do lado do cockpit. A vestimenta tem tubos que são alimentados por esse equipamento.

Trata-se de uma nova regra, que passou a valer neste ano, e que está sendo usada pela primeira vez, mas alguns pilotos já correram com o sistema por iniciativa própria, mesmo que isso aumente o peso total do carro em cerca de 5kg.

"Depois de Jeddah, eu estava acabado, estava muito calor, e depois vi o Alex [Albon] do meu lado no avião de volta para casa e ele estava super bem, então eu decidi que, da próxima vez, eu usaria", contou Nico Hulkenberg.

O sistema enfrenta certa resistência dos pilotos porque incomoda alguns. George Russell, que também já usou o equipamento em algumas corridas, contou que, "nas curvas de alta velocidade, quando seu corpo é jogado de um lado para o outro, às vezes os tubos pressionam demais, mas isso vai de piloto para piloto, não é todo mundo que sente."

Continua após a publicidade

Desde os primeiros testes, contudo, o sistema tem sido melhorado para dar mais conforto aos pilotos, que poderão escolher se usam ou não a vestimenta.

O brasileiro Gabriel Bortoleto, que nunca correu no calor úmido de Singapura, quer esperar para ter uma noção melhor do nível de calor dentro do carro. "Sei que muitos pilotos tiveram problemas, mas para mim funcionou muito bem. Vou fazer os treinos livres para ver se vai estar mesmo muito quente e aí decido."

Por que os pilotos terão que escolher entre a vestimenta ou lastro?

Já nesta quinta-feira, a FIA declarou que o "índice de calor" vai superar os 31ºC durante o fim de semana, e isso faz automaticamente com que todas as equipes tenham que instalar a parte do sistema que fica dentro do carro.

Esse "índice de calor" é, na prática, a sensação térmica, e não a temperatura em si. Já houve outros eventos com temperaturas acima de 31ºC na temporada, mas a umidade relativa do ar era baixa, então o índice não era atingido.

Mas não há obrigatoriedade para os pilotos efetivamente usarem a vestimenta com os tubos. Se eles escolherem não usar, a equipe terá de adicionar meio quilo de lastro logo abaixo do cockpit. A ideia é incentivar os pilotos a usarem o sistema, já que não há a desvantagem de carregar peso a mais.

Continua após a publicidade

Esse sistema foi desenvolvido depois do calor extremo que fez alguns pilotos se sentirem mal durante o GP do Qatar de 2023. Bortoleto, inclusive, disse que uma das corridas fisicamente mais difíceis que ele fez foi justamente no Qatar, na Fórmula 2. Eles correm de dia na pista de Lusail, enquanto a F1 corre à noite por lá. Ele citou ainda o GP da Arábia Saudita deste ano como uma prova fisicamente dura.

Os treinos livres para o GP de Singapura começam nesta sexta-feira a partir das 6h30 da manhã, pelo horário de Brasília.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.