Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Bortoleto diz que pediu para trocar pneus antes de largada: 'Decisão minha'

O GP da Grã-Bretanha durou menos de quatro voltas para Gabriel Bortoleto. O brasileiro foi um dos cinco pilotos que apostaram em colocar pneus de pista seca antes mesmo da largada, entrando nos boxes no final da volta de apresentação. A aposta não deu certo: o piloto da Sauber perdeu o controle do carro e bateu a traseira, quebrando a asa e abandonando.

Bortoleto chegou a sair da área de escape, mas a equipe pediu que ele abandonasse porque o carro estava deixando detritos na pista e a direção de prova poderia desclassificá-lo.

O companheiro de Bortoleto, Nico Hulkenberg, fez uma tática diferente e foi ao pódio pela primeira vez na carreira. O alemão tem 239 largadas na Fórmula 1 e quebrou uma sina que durava já mais de 10 anos. O piloto brasileiro falou com Hulkenberg no rádio logo após o alemão cruzou a linha de chegada. "Você é uma lenda! Insano o que você fez hoje! Vou te esperar no pódio". A corrida foi vencida por Lando Norris.

Significa muito para a equipe um pódio. Sabemos que não é fácil pra gente. Estávamos tendo um fim de semana difícil, sem ritmo de classificação e velocidade. A equipe fez o melhor que ela podia hoje, entregou uma ótima estratégia. Ouvi um pouco do rádio do Nico e ele colocou muitas opiniões sobre quando queria parar. Fez um trabalho extraordinário, está mostrando que é um piloto excelente e que deveria ter tido um carro de ponta na carreira. Infelizmente, ele não teve essa oportunidade, mas ele merece. Gabriel Bortoleto

A decisão de trocar os pneus intermediários para os pneus de pista seca partiu do piloto. Choveu quando os carros estavam no grid, mas depois parou e o sol saiu, secando rapidamente partes da pista. Na volta de apresentação, as equipes estavam perguntando aos pilotos sua opinião sobre as condições e Bortoleto estava em dúvida se deveria fazer ou não a aposta até ouvir que George Russell e Charles Leclerc, que largavam em quarto e sexto, respectivamente, estavam entrando nos boxes. Foi então que ele sinalizou à Sauber que queria entrar.

Dois pilotos experientes estavam parando (Russel e Leclerc) e eu pensei: 'os caras já estiveram nessa situação antes, acredito que estão vendo algo interessante'. Eram pilotos que estavam largando relativamente na frente, não iam arriscar muito. Tomei a decisão. Tinha mais chuva vindo e não ia ter valido a pena mesmo que tivesse mantido o carro na pista. Ia ter chovido e ia ter que parar de novo. A decisão foi minha. Eu que falei que queria ir para o box. Vi a pista seca em alguns setores e molhada em outros. Acreditei que iria secar rápido, até pelo vento e pelo sol que estava abrindo.

A decisão foi a errada, pois voltou a chover na volta 11 e esses pilotos que colocaram pneus de pista seca tiveram que voltar aos boxes de qualquer maneira, e ainda por cima perderam tempo no início da corrida.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.