Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Em 16º no grid do GP da Grã-Bretanha, Bortoleto acha difícil pontuar

Uma semana depois de ter vivido seu melhor fim de semana até aqui na Fórmula 1, andando o tempo todo dentro do top 10, Gabriel Bortoleto se classificou na 17ª posição no GP da Grã-Bretanha e vai largar em 16º com uma punição a Ollie Bearman. Max Verstappen virou o jogo após uma sexta-feira muito problemática para a Red Bull e vai largar na pole position, com Oscar Piastri em segundo e Lando Norris em terceiro.

A Sauber não vinha tendo o mesmo bom rendimento, sofrendo nas curvas mais lentas e também com o vento em Silverstone. E a primeira parte da classificação foi extremamente apertada: 668 milésimos separaram o primeiro e o 19º colocados, em um circuito com quase 6km.

Além disso, Bortoleto foi para a classificação sem o novo assoalho da Sauber por conta de um acidente que sofreu no último treino livre antes da definição do grid de largada.

Acho que o vento afeta nosso carro bastante, eu já falei isso desde o começo da temporada, não é uma novidade. Acho que na Áustria a gente fazia muita diferença nas curvas de alta, onde eu era muito rápido, e aqui também não é diferente, eu estava bem rápido nas curvas de alta, só não foi suficiente. Eu acho que aqui tem bastante curva de baixa também, é onde a gente realmente perde tempo, então a gente tem sofrido bastante o final de semana inteiro, mas faz parte, é assim que funciona as coisas. Um final de semana a gente está bem, outro final de semana pode acontecer que a gente não está ali, eu vou tentar o meu melhor amanhã na corrida.
Gabriel Bortoleto, ao UOL Esporte

Perguntado se a rodada no terceiro treino livre acabou custando o Q2, por conta da necessidade da troca do assoalho, Bortoleto acredita que seria difícil de qualquer maneira avançar muito mais. "O que não ajuda obviamente é você usar um assoalho antigo, que tem menos performance, a gente não tinha um assoalho reserva, porque é assim que funcionam as coisas, normalmente a gente só traz um pra cada carro, mas obviamente não ajuda com a questão de tempo, no final da volta, usando um assoalho antigo é um pouco mais lento, mas a minha confiança continua a mesma, eu estava bem rápido na curva que eu rodei, bem confiante."

Sobre a corrida, Bortoleto revelou que teve um problema durante sua simulação de corrida na sexta-feira e acredita que o ritmo real seja melhor do que o demonstrado na classificação. Ainda assim, o brasileiro crê que será difícil repetir o top 10 da corrida da Áustria.

"É meio difícil levar em consideração a simulação de ontem, porque eu tive um problema que tirou bastante performance do carro, eu acho que o nosso ritmo é um pouco melhor do que a nossa classificação, mas ainda acho difícil o top 10, eu acho que não é algo realista com o nosso ritmo de hoje."

Como foi a classificação de Bortoleto

Sabendo que não estava com o mesmo carro que o companheiro Nico Hulkenberg, Bortoleto perguntou à equipe se o alemão tinha cometido algum erro após as primeiras tentativas de ambos no Q1, mas ouviu que não, e que ele, Bortoleto, estava conseguindo fazer boas voltas.

Continua após a publicidade

O bom rendimento do brasileiro se manteve após a segunda tentativa, logo antes da classificação ser interrompida por uma bandeira vermelha trazida por um acidente com Franco Colapinto.

Os dois pilotos da Sauber ainda voltaram à pista para uma terceira volta rápida, mas não conseguiram melhorar o suficiente para passar à segunda fase da classificação. Além de Bortoleto se classificando em 17º, o time teve ainda Nico Hulkenberg, com as atualizações, em 19º, à frente apenas de Colapinto, que só acabou fazendo uma volta rápida.

O GP da Grã-Bretanha tem largada às 11h da manhã deste domingo (6), pelo horário de Brasília.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.