Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Antonelli subiu ao primeiro pódio na F1 domingo. Hoje está fazendo o 'Enem'

A semana do piloto mais jovem do grid atual da Fórmula 1, Andrea Kimi Antonelli, não tem sido das mais comuns. No domingo, o italiano de 18 anos subiu ao pódio pela primeira vez na categoria, em sua décima corrida, mas não pôde comemorar muito: essa é uma semana tensa para os jovens italianos, quando eles passam por um exame semelhante ao Enem brasileiro.

Ele se chama Maturità, ou maturidade, e tem diferentes fases dependendo do curso escolhido. O sistema escolar italiano tem algumas diferenças em relação ao brasileiro: Antonelli está acabando o ciclo secundário, que é chamado Superiori, no qual os alunos já podem escolher cursos voltados à área em que pretendem atuar.

No caso do piloto da Mercedes, a opção foi por um curso de relações internacionais e marketing, então essa escolha dita como está sendo seu 'Enem'.

Na quarta-feira, todos os alunos passaram pela prova de língua e literatura italiana. Havia câmeras o aguardando na porta da escola, e ele saiu dizendo que a prova tinha sido difícil, mas ele tinha dado o seu melhor.

Nesta quinta-feira, começam as provas relacionadas aos cursos escolhidos, e o teste de Antonelli é de inglês, no qual ele não deve ter dificuldades segundo seus colegas de classe, que estiveram com ele no paddock em Imola no GP realizado em maio e entregaram que sempre tentam colar do piloto nos exames da língua inglesa.

A terceira fase da prova é oral e Antonelli fará testes de economia e também da segunda língua que escolheu.

É por conta dessa semana agitada, inclusive, que o piloto italiano foi um dos que não estiveram presentes na première de 'F1: O Filme', realizada em Nova York na segunda-feira após o GP do Canadá.

Diploma pela mãe e ajuda de engenheiro com dever de matemática

Antonelli disse que fez questão de terminar os estudos porque isso era muito importante para sua mãe, mas a tarefa não foi fácil nos últimos meses, com todos os compromissos da F1. A Mercedes inclusive publicou um vídeo em que ele saía do circuito do Bahrein já preocupado com o que ia estudar a noite: e não era a telemetria dos carros e, sim, logaritmos. "Não é divertido! Vou perguntar para o George [Russell, seu companheiro] se ele pode me ajudar, e minha segunda opção é o [engenheiro de pista] Bono", brincou o italiano.

Continua após a publicidade

"Eu faço muita coisa online", contou ao podcast Fast and Furious. "Eu faço escola pública, então não dá para eu estar conectado durante as aulas porque eles não fazem esse tipo de coisa, mas depois de todas as aulas eles me mandam o material, e meus colegas me ajudam também. Mas definitivamente é difícil, e esse ano ficou bem mais difícil também. Não consegui acompanhar muito porque tudo ficou mais intenso neste ano, mas estou tentando terminar. Seria uma pena chegar até aqui e não concluir o curso."

A coordenadora da turma de Antonelli na escola secundária Gaetano Salvemini em Casalecchio di Reno, na área metropolitana de Bolonha, Alessandra Regina, disse à imprensa italiana que espera ver o piloto ser aprovado com louvor.

"Estamos muito felizes e orgulhosos que Kimi esteja fazendo os exames finais com os colegas. Ele é um menino muito humilde e seus colegas o apoiam. Mesmo com tantos compromissos, ele não perdeu a escola de vista e merece passar com louvor. Quando ele viajava para as corridas, ele me ligava ou escrevia para fazer perguntas ou chegava direto do aeroporto e vinha para a aula para que lhe explicassem tudo e depois fazia as provas", contou a professora.

Passadas as provas, Antonelli volta à programação normal e vai se preparar para o GP da Áustria, dia 29 de junho.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.