Pole Position

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Reportagem

Russell faz a primeira pole do ano e Bortoleto vai largar em 15º no Canadá

Em disputa eletrizante, George Russell fez a pole position pela primeira vez na temporada e vai largar na frente no GP do Canadá. O piloto da Mercedes vai dividir a primeira fila com Max Verstappen e provocou o holandês após a conquista.

O líder do campeonato, Oscar Piastri, se recuperou de um fim de semana que vinha sendo ruim para conquistar o terceiro lugar no grid e seu companheiro, Lando Norris, vai largar apenas em sétimo após errar na parte final da classificação.

A décima etapa do campeonato tem largada às 15h deste domingo (15), pelo horário de Brasília.

Gabriel Bortoleto não conseguiu avançar em uma classificação marcada pelas diferenças mínimas, em uma das pistas mais curtas do calendário. O brasileiro foi eliminado logo na primeira parte da classificação por uma diferença de sete milésimos e vai largar em 15º. O piloto da Sauber se classificou em 16º, mas herda uma posição por punição a Tsunoda.

Faltou muito pouco pra entrar no Q2, final de semana passada funcionou muito bem, faz parte. Eu queria estar no Q2, mas tem a corrida amanhã pela frente.
Bortoleto à TV Band

Q1 tem bandeira vermelha inusitada e Bortoleto eliminado por 7 milésimos

A primeira parte da classificação teve uma bandeira vermelha por um momento inusitado: a carenagem da Williams de Alex Albon se soltou em plena reta e se quebrou em vários pedaços, sujando bastante a pista e provocando a interrupção da sessão. Curiosamente, Albon vinha com as melhores parciais e estava perto de completar a volta quando o incidente ocorreu.

É uma cena incomum na F1, mas que geralmente acontece quando parte da carenagem não está bem presa ao carro. Com a paralisação, Albon conseguiu ainda voltar à classificação e passar para o Q2.

Quem não passou foi Gabriel Bortoleto. Ele começou bem a sessão, mas na última volta não conseguiu melhorar o suficiente para passar ao Q2. Ele gostou de sua volta, disse ao engenheiro que tinha sido "decente", mas logo ouviu que não tinha sido suficiente. Seis pilotos ficaram separados por apenas 92 milésimos justamente na região próxima às posições de eliminação, e ele ficou no Q2 por sete milésimos.

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Depois da Sauber ter ocupado posições melhores nos treinos, especialmente a Haas melhorou e Franco Colapinto, que vinha tendo dificuldades com a Alpine, fez um ótimo Q1. Também foram eliminados Carlos Sainz (muito atrapalhado por Isack Hadjar), Lance Stroll, Liam Lawson e Pierre Gasly.

Q2 mostra o poder dos pneus médios

As equipes já tinham percebido na estreia do pneu C6, o macio deste fim de semana, que não era fácil tirar rendimento do composto, fazendo com que a diferença de performance que deveria existir entre ele e o médio não fosse uma garantia. Alguns pilotos já tinham usado o composto de faixa amarela no Q1, e isso voltou a acontecer no Q2, com mais pilotos.

Não era uma escolha fácil para as equipes, pois os pilotos só tinham um ou dois pneus médios e sabem que terão que usar o mesmo composto na corrida. Ainda assim, nada menos do que metade dos pilotos que passaram para o Q3 conseguiram suas melhores voltas com o pneu médio.

Entre os eliminados ficaram Yuki Tsunoda, que tem uma punição de 10 posições no grid por ultrapassar em bandeira vermelha no treino livre, Franco Colapinto, o companheiro de Bortoleto Nico Hulkenberg, que conseguiu um ótimo 13º lugar para a Sauber (ele vai largar em 12º com a punição a Tsunoda), Oliver Bearman e Esteban Ocon.

No Q3, Norris erra e a primeira fila fica com pilotos com pneus médios

A história foi a mesma na hora de decidir quem ficaria com a pole position. Surpreendendo em uma pista que, no papel, não deveria ser das melhores para a Red Bull, que tem dificuldades em atacar as zebras e em curvas de baixa velocidade, Max Verstappen fez a pole provisória, com Oscar Piastri muito perto dele, enquanto Lando Norris errou em sua primeira tentativa e outros pilotos, como Lewis Hamilton, estavam com pneus usados.

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Nas últimas tentativas, Verstappen e as duas Mercedes usaram os pneus médios, e a McLaren preferiu continuar com os macios. Isso ajudou Russell e Verstappen a fechar a primeira fila, deixando Piastri em terceiro. Norris não conseguiu se recuperar do erro na primeira tentativa e Leclerc, que também despontava bem, ficou irritado por se perder na turbulência do carro de Hadjar.

Também com o pneu médio, Fernando Alonso conseguiu colocar a Aston Martin na sexta colocação.

Confira o grid de largada do GP do Canadá

1º George Russell (ING/Mercedes)
2º Max Verstappen (HOL/Red Bull)
3º Oscar Piastri (AUS/McLaren)
4º Kimi Antonelli (ITA/Mercedes)
5º Lewis Hamilton (ING/Ferrari)
6º Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)
7º Lando Norris (ING/McLaren)
8º Charles Leclerc (MON/Ferrari)
9º Alex Albon (TAI/Williams)
10º Franco Colapinto (ARG/Alpine)
11º Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)
12º Isack Hadjar (FRA/Racing Bulls) - punido com 3 posições por atrapalhar Sainz
13º Oliver Bearman (ING/Haas)
14º Esteban Ocon (FRA/Haas)
15º Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber)
16º Carlos Sainz (ESP/Williams)
17º Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
18º Liam Lawson (NZL/Racing Bulls)
19º Pierre Gasly (FRA/Alpine)
20º Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull) - punido com 10 posições por ultrapassar sob bandeira vermelha

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