Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Verstappen não vai mudar estilo para escapar de suspensão: 'Confio em mim'

Max Verstappen vai correr os dois próximos Grandes Prêmios sem poder levar mais nenhum ponto de punição, mas garante que não vai mudar seu estilo por causa disso. Ele está com 11 pontos no momento e, se levar mais um, levará uma suspensão automática de uma corrida.

Perguntado no Canadá, onde disputa a décima etapa do campeonato neste fim de semana, com treinos livres a partir das 14h30 desta sexta-feira, se a proximidade da suspensão mudaria sua abordagem, o tetracampeão deu de ombros. "Não, nada mudou. Por que eu deveria?", disse.

É o que é. Eu estava com oito pontos antes e agora são 11. Não posso simplesmente desistir de tudo. Vou correr como sempre. Confio em mim mesmo.

Verstappen não quis comentar sobre ter levado tantas punições nos últimos meses - foram cinco apenas do final de outubro até aqui. "Mas, ao mesmo tempo, a vida não é justa. Não me preocupo com isso. Eu só venho aqui para correr e sempre vou correr forte, como acho que devo correr." E então seguimos para a próxima corrida."

O piloto da Red Bull ficou nesta situação depois dos três pontos de punição que levou ao perder a cabeça e jogar o carro em direção a George Russell nas últimas voltas do GP da Espanha. Na semana seguinte, ele já tinha admitido o erro e voltou a comentar sobre o ocorrido.

Claro, como eu disse, não foi a coisa certa a se fazer na hora. Foi um erro de julgamento, claramente, mas não é preciso entrar em detalhes sobre o porquê, como e o quê. Todos cometem erros na vida. Todos aprendem com eles e nós simplesmente seguimos em frente.

"Foram apenas algumas voltas consecutivas muito frustrantes. Fui atingido na reta e quase bati com os pneus duros. Aí fui atingido na Curva 1. Então me disseram que eu tinha que devolver a posição. Eu pensei: 'Isso não faz sentido'. Então, muitas coisas simplesmente se acumularam."

Agora, ele vai ficar perigosamente perto de uma suspensão automática, algo que só ocorreu uma vez em mais de dez anos de existência dessa regra, até logo antes do GP de São Paulo. No final de junho, dois dos seus 11 pontos vão expirar, mas ele ficará a três da suspensão até a 20ª etapa, o GP da Cidade do México.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.