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Opinião

Como Perez saiu do grid em baixa e virou queridinho do mercado para 2026

A Red Bull bem que tentou, muito provavelmente por motivos financeiros, fazer com que Sergio Perez visse o GP de Abu Dhabi do ano passado como sua despedida da Fórmula 1. Na época, o mexicano tinha um contrato vigente com a equipe para a temporada 2025, mas o time não queria mais contar com seus serviços, após uma temporada em que seu rendimento em comparação com o então companheiro Max Verstappen caiu vertiginosamente.

Ele foi apenas oitavo colocado com o mesmo carro com o qual o holandês foi campeão antecipado, e a Red Bull optou por pagar Perez pela rescisão e promover o pouco experiente Liam Lawson para o seu lugar.

Àquela altura, parecia o fim melancólico para a carreira do mexicano, que se notabilizou por conquistar bons resultados com carros do meio do pelotão e que até rivalizou com Verstappen em alguns momentos nos primeiros dois anos de Red Bull, caindo de produção principalmente a partir do segundo terço da temporada de 2023.

Em pouco tempo, a Red Bull percebeu que o problema, no entanto, não era Perez. Lawson durou apenas duas corridas e Yuki Tsunoda até conseguiu se aproximar mais de Verstappen, mas ainda não conseguiu mais do que um nono lugar em sete corridas com a Red Bull.

Não demorou para o nome do mexicano voltar com tudo para o mercado de pilotos.

Perez é a primeira opção da Cadillac, mas quer esperar

A Cadillac é a opção mais óbvia para ele: uma equipe nova, que precisa de sua experiência (tanto de andar na frente, quanto de maximizar os resultados mais atrás no pelotão), e que também vê com bons olhos o potencial de marketing que a Red Bull também enxergou.

Mas por que ele não correu para assinar com os norte-americanos?

Porque essa não é sua única opção.

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Em 2020, quando terminou o campeonato em quarto lugar com uma Racing Point (que se tornaria Aston Martin), Perez viu de perto a possibilidade de ter de encerrar a carreira. Ele tinha um contrato de três anos com o time que tinha ajudado a salvar financeiramente anos antes, mas foi substituído por Sebastian Vettel em setembro. Apenas no meio de dezembro, após o fim do campeonato, foi anunciado pela Red Bull, algo surpreendente na época, uma vez que a equipe quebrava a tradição de buscar pilotos dentro de seu programa de jovens.

A situação atual é um pouco diferente. Ele é uma peça central no mercado de pilotos e quer esperar por uma oportunidade melhor do que a da Cadillac que, convenhamos, não vai entrar no campeonato arrasando logo de cara.

A oportunidade mais óbvia é a Alpine, e o lado de Perez confirma que há conversas. Mas no momento parece realmente uma boa ideia deixar as opções em aberto, pois até o futuro de Max Verstappen é uma incógnita e Fernando Alonso tem dito que quer experimentar o regulamento de 2026, mas também precisa entender como está seu nível de motivação. E o interesse em Perez, renovado justamente pela dificuldade de seus substitutos com o carro da Red Bull, pode fazê-lo "cair para cima" mais uma vez.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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