F1 divulga calendário com estreante Madri no lugar de Imola e SP em 8/11
Ler resumo da notícia

A Fórmula 1 divulgou nesta terça-feira o calendário mais atribulado de sua história, mantendo as 24 corridas e adicionando mais dois testes de pré-temporada, no ano em que vai mudar, ao mesmo tempo, o regulamento do motor e também do carro. O Brasil manteve sua data no início de novembro: o GP de São Paulo será realizado dia 8 de novembro no ano que vem.
A principal mudança do calendário é a saída do GP da Emilia Romagna para a entrada do GP de Madri, em uma pista de rua, em setembro. E já se sabe que o GP da Holanda terá sua última edição em 2026, pois o contrato não foi renovado.
No caso da Espanha, que passa a ter duas provas, Barcelona já demonstrou interesse em continuar recebendo a Fórmula 1 mesmo com a entrada da prova em Madri. O contrato atual dos catalães, contudo, termina em 2026.
F1 dá mais um passo para calendário fazer algum sentido
Nos últimos anos, a Liberty Media, que é responsável pelos contratos com os GPs, vem tentando racionalizar melhor o calendário, agrupando as corridas por proximidade geográfica da melhor maneira possível (até porque há outros fatores que eles têm que levar em consideração).
Para 2026, a data do GP do Canadá será alterada para que a prova fique mais próxima do GP de Miami, em maio. Mas, ainda assim, apenas parte do equipamento vai diretamente de uma prova para a outra, pois o intervalo entre as duas provas será de quase três semanas. Um dos fatores para isso seria a preocupação com as tensões recentes entre os americanos e canadenses e possíveis atrasos na alfândega.
E a temporada segue começando na Austrália por conta das datas do ramadã, o mês sagrado para os muçulmanos, que inviabiliza o início no Oriente Médio. Para 2027, o campeonato deve voltar a começar com o GP do Bahrein, o que faz mais sentido por conta da realização dos testes de pré-temporada no país.
Falando neles, por conta do novo regulamento, haverá três baterias de três dias cada, sendo a primeira será um teste fechado em Barcelona no final de janeiro, seguido por outros dois justamente no Bahrein.
Calendário da temporada de 2026 da Fórmula 1
8/3 GP da Austrália
15/3 GP da China
29/3 GP do Japão
12/4 GP do Bahrein
19/4 GP da Arábia Saudita
3/5 GP de Miami
24/5 GP do Canadá
7/6 GP de Mônaco
14/6 GP da Espanha
29/6 GP da Áustria
5/7 GP da Grã-Bretanha
19/7 GP da Bélgica
26/7 GP da Hungria
23/8 GP da Holanda
6/9 GP da Itália
13/9 GP de Madri
29/9 GP do Azerbaijão
12/10 GP de Singapura
25/10 GP dos Estados Unidos
1/11 GP da Cidade do México
8/11 GP de São Paulo
21/11 GP de Las Vegas
29/11 GP do Qatar
6/12 GP de Abu Dhabi
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.