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Opinião

A regra antitédio acabou premiando a tática da anticorrida no GP de Mônaco

A Fórmula 1 testou uma regra para o GP de Mônaco na tentativa de movimentar a corrida e, de fato, a obrigatoriedade dos pilotos terem que usar três jogos de pneus diferentes fez a corrida ser mais movimentada e, principalmente, mais variada do ponto de vista tático.

Mas o que se suspeitava no paddock antes da prova realmente aconteceu: como nenhuma regra diferente muda o fato de que é quase impossível ultrapassar em Mônaco, duas equipes fizeram um jogo interno para que um companheiro ajudasse a fazer a estratégia do outro funcionar. E acabaram com a corrida de quem vinha atrás.

Foi a regra antitédio gerando anticorrida.

No começo da prova, foi Liam Lawson que segurou o pelotão para abrir espaço na pista para que o companheiro Isack Hadjar, que tinha largado bem mais à frente, poder fazer suas duas paradas em um espaço de poucas voltas e conseguisse, ambas as vezes, voltar com a pista livre, sem pegar trânsito.

Na segunda parte da prova, foi a vez de Alex Albon segurar o pelotão para que seu companheiro, Carlos Sainz, pudesse abrir uma vantagem suficiente para parar e não ser ultrapassado por esse mesmo grupo que já tinha sido seguro por Lawson e que acabou saindo da prova sem pontos.

A tática deu tão certo que as duas equipes, Racing Bulls e Williams, pontuaram com seus dois pilotos, com Hadjar chegando em uma impressionante sexta colocação logo em sua estreia em Mônaco.

Essa estratégia acabou ajudando inclusive Gabriel Bortoleto, que teve que trocar o bico do carro ao final da primeira volta. Isso tinha comprometido duplamente a corrida dele, porque fez com que ele tivesse que parar três vezes, pelo tipo de compostos que tinha à disposição. Porém, com o ritmo bastante lento dos carros à frente, ele conseguiu chegar no pelotão da frente e ganhou posições desses pilotos que ficaram "encaixotados" pela tática de Racing Bulls e Williams.

Na frente, a nova regra não afetou muito a corrida. Lando Norris, Charles Leclerc e Oscar Piastri, os três pilotos que foram ao pódio, fizeram uma tática muito parecida. Max Verstappen tentou ficar na pista até a volta final esperando uma bandeira vermelha para trocar o pneu "de graça", mas isso não aconteceu e ele terminou onde largou, em quarto.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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