Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Dá para curtir o clima de Mônaco e ver os pilotos de perto até de graça

O GP de Mônaco ganhou fama ao longo dos anos por ser uma corrida badalada, com ricos e famosos por todos os lados. Mas é um evento que também tem um lado B. Tudo bem que ver a pista sem ingresso vai ser bem difícil, mas ao mesmo tempo é uma das poucas etapas do calendário em que é possível ver os pilotos de perto de graça.

Isso porque não é preciso ter nenhum tipo de ingresso para entrar na fanzone, que fica na Place D'Armes. É um lugar de fácil acesso, a menos de 5 minutos de uma das portas da estação de trem de Mônaco, que tem um palco - por onde os pilotos passam e onde há um telão para acompanhar as atividades de pista - simuladores para tentar dar uma volta no circuito, um stand em que você pode competir para ver quem troca de pneu mais rápido e opções de comida e bebida.

E mesmo essas opções não são caras: dentro dessa área, há inclusive um supermercado e você pode comprar comida e bebida de lá mesmo e consumir na praça.

Claro que há um porém. A área é pequena e, nos horários em que os pilotos principais estão no palco, a segurança é obrigada a fechar a entrada depois que um determinado número de pessoas passa pela revista. Existe um sistema eletrônico que conta o número de pessoas.

Público tenta ver carros da F1 no GP de Mônaco
Público tenta ver carros da F1 no GP de Mônaco Imagem: Julianne Cerasoli/UOL Esporte

Mas e carro na pista? Não é tarefa fácil. Na verdade, a cada ano, a organização identifica brechas na segurança e instala proteções ou impede que as pessoas se aglomerem em terminados pontos.

Um lugar famoso era perto do castelo de Mônaco, em que as pessoas conseguiam ver a pista do alto, mas a segurança tem impedido que as pessoas parem por ali. Então o jeito mais barato de ver os carros é comprando o ingresso de general admission, ou seja, que permite que você entre em determinadas áreas, mas sem lugar na arquibancada.

Ingresso mais barato sai por 260 reais

Visão do ingresso mais barato do GP de Mônaco
Visão do ingresso mais barato do GP de Mônaco Imagem: Julianne Cerasoli/UOL Esporte
Continua após a publicidade

O lugar mais famoso de general admission em Mônaco chama-se Le Rocher. Por falta de uma definição melhor, é um barranco em que algumas plataformas são instaladas para as pessoas subirem e terem uma boa vista da Rascasse, entrada dos boxes e da última curva.

O ingresso custa 40 euros (pouco menos de 260 reais) para a sexta-feira de treinos livres. No domingo, o preço sobe para 100 euros (640 reais). Tendo qualquer tipo de ingresso, o torcedor pode tentar a sorte de ficar em uma das três entradas do paddock, também muito mais acessíveis que em outras provas. Mas a segurança, novamente, tem tentado evitar que muitas pessoas consigam chegar tão perto. Ainda assim, muita gente fica pendurada na grade por horas, subindo em vasos, esperando pelos pilotos.

Teve ação de pista nesta sexta

Eles só não veem o que rola na pista, como os treinos livres realizados nesta sexta-feira. Charles Leclerc foi o mais rápido nas duas sessões, contrariando sua própria previsão de que a Ferrari não iria bem neste fim de semana.

Mas os pilotos de McLaren e Red Bull tiveram dificuldade em acertar uma volta completa, embora os carros parecessem rápidos. Na verdade, os dados levam a crer que ambas as equipes estão diante da Ferrari em Mônaco, com a Mercedes perdendo terreno mesmo depois de desistir das atualizações que estrearam no último GP e que não deram certo.

Gabriel Bortoleto fechou o dia na 14ª colocação e demonstrou estar contente com seu início, superando por uma margem mínima o companheiro Nico Hulkenberg em sua estreia pilotando um F1 no Principado. Mas a Sauber não esteve tão bem quando computados os melhores setores dos rivais e ele pode ter dificuldade para passar ao Q2 pela terceira vez seguida na classificação, que começa às 10h da manhã deste sábado.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.