GP de Mônaco: Datas, horários e tudo sobre a oitava etapa do campeonato
Ler resumo da notícia

Depois da vitória de Max Verstappen em Imola, a Fórmula 1 muda completamente de cenário, mas não muda de compostos de pneus: o composto C6, que estreou na última etapa e deu trabalho para as equipes na classificação, estará em volta em Mônaco, que traz uma novidade importante.
Na corrida, os pilotos serão obrigados a usar três jogos de pneus. A ideia é movimentar a corrida de um fim de semana que vinha sendo brilhante aos sábado nos últimos anos e monótono aos domingos.
Oscar Piastri segue como o líder do campeonato, com 13 pontos de vantagem para Lando Norris e 22 para Verstappen.
Como acompanhar o GP de Mônaco:
Sexta-feira, 23 de maio
Treino livre 1, 8h30 às 9h30: BandSports, BandPlay e site da Band
Treino livre 2, 12h às 13h: BandSports, BandPlay e site da Band
Sábado, 24 de maio
Treino livre 3, das 7h30 às 8h30: BandSports, BandPlay e site da Band
Classificação, das 11h às 12h: TV Band, BandSports, BandPlay e site da Band (transmissão começa 10h30)
Domingo, 25 de maio
Corrida, a partir das 10h: TV Band, BandPlay, site da Band, Rádio Bandeirantes e BandNewsFM (transmissão começa às 9h)
Circuito de Mônaco
Distância: 3.337 km
Recorde em corrida: 1min11s260 (Max Verstappen, Red Bull, 2018)
Número de voltas: 78
DRS - 1 zona
Detecção: antes da Rascasse
Ativação: reta principal
Pneus disponíveis: C4 (duros), C5 (médios) e C6 (macios)
Características da pista de Monte Carlo
Muitas vezes alguns carros surpreendem em Mônaco, tendo um rendimento melhor do que em circuitos permanentes. Isso porque todos estarão usando as cargas máximas de aerodinâmica, ou seja, suas maiores asas, e o que conta mais é a aderência mecânica e a tração nas saídas das curvas, especialmente após a Ste Devote no começo da volta e antes do túnel.
Além das asas de alto downforce, os carros em Mônaco também ganham suspensões mais macias, para permitir que os pilotos usem toda a pista e, ocasionalmente, toquem o guard rail sem sofrerem quebras. E o volante ganha um ângulo maior para que os carros possam virar no hairpin da antiga Lowes (hoje Grand Hotel hairpin).
Os carros da F1 aumentaram muito de tamanho nos últimos 30 anos e este é um dos fatores que fazem com que ultrapassar em Mônaco seja uma tarefa difícil. A largura máxima da pista não passa de 12m, e os carros atuais têm 2m de largura. Para se ter uma ideia da dificuldade, em 2019, a temporada teve 36 ultrapassagens (descontando mudanças de posição após a primeira volta) em média por corrida mas, em Mônaco, foram apenas duas.
Como foi o GP de Mônaco em 2024
Pole position: Charles Leclerc (MON/Ferrari) - 1min10s270
Pódio:
1º Charles Leclerc (MON/Ferrari) - 2h23min15
2º Oscar Piastri (AUS/McLaren) +7s152
3º Carlos Sainz (ESP/Ferrari) + 7s585
Charles Leclerc finalmente conseguiu converter uma pole em Mônaco em vitória e conquistou seu GP caseiro pela primeira vez na carreira. Seria só a primeira vez no ano em que a Ferrari demonstraria sua vantagem em curvas de baixa velocidade, enquanto a Red Bull teve muita dificuldade em fazer seu carro funcionar nas ruas do Principado.
Eles ficaram de fora do pódio, que teve ainda Oscar Piastri em segundo e Carlos Sainz em terceiro, por ritmo puro. Verstappen foi o sexto e Perez foi eliminado ainda no Q1, e depois bateu forte na primeira volta.
A única ação real ocorreu durante os pit stops, mas mesmo assim, houve poucas mudanças de posição porque a bandeira vermelha do início permitiu que quem largou com o pneu médio trocasse para os duros e fosse até o final com o mesmo jogo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.