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Opinião

Fórmula 1 testará regra 'antitédio' para o GP de Mônaco. Vai dar certo?

Como não dá para diminuir a dimensão dos carros e o traçado de Mônaco não tem para onde crescer, a Fórmula 1 entrou em raro acordo para alterar uma regra esportiva somente para a etapa monegasca, algo que geralmente é visto dentro do esporte como "muito artificial". Mas que, depois das sete ultrapassagens da corrida do ano passado, que teve uma bandeira vermelha no começo que, na prática, congelou a corrida de todo mundo, foi aprovada até com facilidade.

Na corrida deste fim de semana, os pilotos serão obrigados a usar pelo menos três jogos de pneus. Em relação aos compostos, a regra segue a mesma dos demais GPs: eles têm que usar pelo menos dois compostos diferentes.

Isso quer dizer que a corrida deste domingo será recheada de ultrapassagens?

Dificilmente. A Fórmula 1 nunca teve carros tão largos, e o regulamento de 2026 busca atenuar um pouco essa tendência, ainda que a diferença não seja grande. Antes dessa alteração no regulamento, a F1 também tentou chegar a um acordo com Mônaco para fazer alterações na pista, principalmente na saída do túnel, sem sucesso.

A pista seguirá apertada para os carros atuais, com ou sem mais pit stops, mas a nova regra tem grandes chances de abrir as possibilidades de estratégia para um dos eventos mais tradicionais do calendário, que tinha se tornado praticamente um desfile no domingo após uma sessão de classificação extremamente emocionante no sábado.

A expectativa é que essa estratégia abra possibilidades para as equipes tentarem algo diferente. Sabe-se que há uma vantagem grande quando um piloto corre sem ninguém a sua frente mas, em pistas travadas como em Mônaco, os estrategistas tendem a não focar nisso por ser difícil ultrapassar.

O resultado é que vale a pena para o líder manter um ritmo lento para todos ficarem juntos e nenhum espaço abrir para que alguém tente aproveitar isso. Com duas paradas e todas as permutações possíveis - inclusive usando o pneu macio, que não costuma aparecer na corrida monegasca - é mais arriscado fazer isso.

É melhor fazer seu ritmo e procurar o espaço para fazer o pit stop sem pegar trânsito. E, com isso, a corrida como um todo fica mais aberta.

Nenhum milagre, pois a posição de pista segue sendo superimportante, mas pelo menos abre a possibilidade de alguém tentar algo diferente.

São três jogos de pneus e não dois pit stops

Note que a regra não fala em fazer dois pit stops, mas sim em usar três jogos de pneus, então isso abre espaço para que, no caso de uma bandeira vermelha, quando todos ficam livres para trocar pneu, o piloto mude de um jogo para outro e só tenha que fazer uma parada depois.

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Mas quão raros são esses cenários? Só nas últimas provas, houve duas bandeiras vermelhas em 2022 e uma ano passado, por acidentes fortes ou chuva.

As condições climáticas mudam rapidamente por lá, mas de momento não parece que a chuva vai dar as caras.

A McLaren é a favorita. Mesmo que Max Verstappen tenha vencido a última prova, o próprio holandês não saiu muito animado com suas chances no Principado, sabendo que o carro da Red Bull ainda não consegue fazer frente às McLaren em pistas mais travadas. Suas duas vitórias no ano, inclusive, foram em Suzuka e Imola, circuitos com várias curvas de alta velocidade.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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