Como Verstappen aproveitou sua única chance e coroou 'semana importante'
Ler resumo da notícia
Max Verstappen sabia que a chance mais realista que tinha de vencer o GP da Emilia Romagna era tomando a ponta na largada e aproveitando o fato de que teria ar limpo pela frente para cuidar de seus pneus e abrindo uma diferença minimamente confortável para evitar que Oscar Piastri tentasse algo com a estratégia.
Dito e feito. Ele mergulhou de forma decidida na primeira curva. "Como eu estava do lado de fora, que é o traçado normal, decidi tentar por fora mesmo e deu certo", disse ele, que depois se surpreenderia positivamente com o carro que teve em mãos.
"O carro estava bom, dava para eu cuidar dos pneus pneus também, estava bem diferente da sexta-feira. E depois o Safety Car Virtual saiu na hora certa. Foi uma semana importante para a equipe e pudemos executar tudo bem, com pit stops limpos também."
Houve muita especulação sobre o momento da Red Bull internamente, e também muita expectativa em relação às novidades que foram introduzidas nas duas últimas corridas. A Red Bull saiu de Miami duvidando se o novo assoalho, que estava só no carro de Verstappen, tinha surtido qualquer efeito, o que colocava em dúvida se o resto do pacote funcionaria também. Na sexta-feira, como citou Verstappen, as coisas não pareciam ir muito bem, mas o time virou o jogo ao longo do final de semana e, no sábado, ele já estava bem mais confortável no carro.
Seria o início de uma virada, lembrando que foi no GP da Emilia Romagna ano passado que a McLaren começou a incomodar a Red Bull? Cedo para dizer. Os "superpoderes" da McLaren aparecem quando está mais quente do que neste domingo em Imola. Nas condições deste fim de semana, a briga é mais apertada, e sabe-se que a Red Bull é forte nas curvas de alta velocidade também.
Piastri tem domingo com "decisões erradas"
O líder do campeonato teve sua pior corrida do ano. A largada não foi boa e Piastri sente que poderia ter freado mais tarde na primeira curva. Depois, houve "uma série de decisões erradas que temos que rever".
A primeira delas foi parar cedo, na volta 13. Àquela altura, ele já estava a mais de 3s de Verstappen, então não foi uma parada tentando roubar a posição nos boxes, ele estava longe demais para isso.
Verstappen não parou e o prejuízo foi aumentando. Depois, Piastri parou em um Safety Car Virtual, o que também não o ajudou. Isso porque a corrida teria ainda um Safety Car no final, mas ele não podia mais parar por não ter pneus disponíveis. Com isso, foi passado por Lando Norris no final e viu seus dois rivais pontuarem mais do que ele.
Ferrari se recupera de classificação desastrosa
Depois de ver os dois carros sofrerem com o pneu macio e não conseguirem ficar sequer no Q3. Usando as duas neutralizações da corrida, Lewis Hamilton economizou efetivamente 20s do tempo total e ganhou oito posições para chegar em quarto. Mas mesmo a sexta colocação de seu companheiro Charles Leclerc, que teve uma estratégia semelhante à de Piastri, ou seja, longe do ideal, mostrou que a Ferrari também teve ritmo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.