Com 3 pilotos separados por 0s2, briga pela pole em Imola promete ser boa
Ler resumo da notícia

Lando Norris foi o mais rápido no último treino livre antes da classificação em Imola. O piloto inglês superou seu companheiro e líder do campeonato, Oscar Piastri, com Max Verstappen também muito próximo, a menos de 0s2, das McLaren. A briga entre a pole position deve ficar entre os três: o carro mais próximo deles foi a Mercedes de Kimi Antonelli, a meio segundo de Verstappen.
O brasileiro Gabriel Bortoleto foi o 16º e seguiu, por todo o treino livre a mesma tendência de estar marginalmente mais rápido que o companheiro Nico Hulkenberg neste fim de semana.
A classificação para o GP da Emilia Romagna começa às 11h da manhã, pelo horário de Brasília. Este último treino livre mostrou que não é fácil tirar rendimento do pneu mais macio. Tanto por uma questão de equilíbrio pela temperatura. Muitos estão tendo que escolher começar a volta com o pneu mais frio para não cozinhá-los no final da volta.
Prova disso foram as escapadas de Norris e Hamilton quando eles estavam tentando andar no limite, e a dificuldade inclusive de Piastri de fazer uma volta rápida - ele precisou de três voltas para fazer o segundo tempo.
Acertar o ângulo de asa dianteira, algo que pode ser alterado durante a classificação, será importante para a definição do grid de largada, além da preparação do pneu, o que pode ser atrapalhada pelo trânsito. Então os engenheiros terão que estar atentos a isso para soltar os pilotos na pista nos melhores momentos.
Ferrari e Red Bull melhoram
A maior parte da sessão foi usada pelas equipes para comprovar mudanças que foram feitas entre a sexta e o sábado especialmente rodando com os pneus médios, que serão fundamentais na corrida.
A Sauber, contudo, preferiu andar com o pneu macio, focando provavelmente na preparação para a classificação. Isso porque ela será muito importante e o rendimento da sexta-feira indicou que não será fácil chegar no Q2 e isso será muito importante para Bortoleto e Hulkenberg terem qualquer chance de pontuar, já que sempre é muito difícil ultrapassar em Imola e a classificação será fundamental.
Na Ferrari, as reclamações dos pilotos em relação aos freios pareceram acabar. Tanto Hamilton, quanto Leclerc, citaram problemas e ouviram que a equipe já sabia onde teria que mexer para o sábado.
E, na Red Bull, uma história que já virou comum: depois de reclamar do carro ao longo da sexta-feira e de ficar em quinto lugar pela maior parte do tempo, Verstappen fez o melhor tempo com o pneu médio e mostrou estar mais confortável com o carro após a mudanças feitas entre a sexta e o sábado.
Equipes estão menos tensas com os pneus
A sessão começou com pouca ação, mas com as equipes já tomando decisões estratégicas pensando na corrida. Lando Norris e as Aston Martin deram uma volta no pneu duro. Norris também aproveitou para colher dados em uma asa traseira diferente nesta volta e as Aston voltariam à pista com este composto, que vinha sendo evitado por todas as equipes pela dúvida se ambos os jogos disponíveis seriam necessários na corrida.
Os pneus sempre são um tópico importante na F1, mas neste fim de semana há um motivo especial para isso: é a estreia do composto C6, mais macio do que qualquer outro composto que tenha sido usado nos últimos anos na F1. Ele será usado na classificação. Isso significa que os pilotos terão de usar, na corrida, o pneu C5, que ano passado nem figurou como uma possibilidade para o domingo.
A boa notícia para os times é que o C5, que é o médio desse fim de semana, aguentou bem nas simulações da sexta-feira. Então será possível fazer apenas uma parada - algo fundamental para a corrida de qualquer um no domingo porque perde-se muito mais tempo que o normal no longo pitlane de Imola - mas isso será mais fácil para uns do que para outros dependendo do carro e também do trabalho do piloto e do tipo de corrida que cada um tiver.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.