Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Piastri supera Norris no 1º treino em Imola, e Bortoleto faz top 10 e bate

O GP da Emilia Romagna marca o início da temporada europeia da Fórmula 1 e é o palco da estreia de uma série de novidades nos carros, mas nada que os rivais trouxeram foi suficiente para bater as McLaren na primeira sessão de treinos livres para a sétima etapa do campeonato. E, em uma briga que já começou o final de semana apertada, Oscar Piastri bateu Lando Norris por apenas 32 milésimos.

As únicas duas equipes que não trouxeram novidades para Imola acabaram se dando bem com a plataforma mais estável que têm em mãos no primeiro treino. A Williams viu Carlos Sainz ficar na terceira colocação, a menos de um décimo das McLaren, e as duas Sauber conseguiram ficar dentro do top 10, com Gabriel Bortoleto sempre marginalmente mais rápido que o companheiro Nico Hulkenberg, indo para a pista nos mesmos momentos e com o mesmo tipo de pneus.

Em sua última tentativa, Bortoleto perdeu o carro na zebra e tocou o bico da Sauber no muro. O acidente causou uma bandeira vermelha e efetivamente acabou com o treino, mas não foi forte. Aparentemente, somente a asa traseira terá de ser trocada e ele acabou não perdendo tempo de pista.

No início do treino, Bortoleto chegou a reclamar que seu carro saltava demais, mas sua conversa com a equipe mostrou algo que é comum aos estreantes da F1 neste ano: "Vocês conseguem ver nos dados que o carro está baixo ou é porque é Imola mesmo?", questionou o brasileiro, ouvindo da equipe que eles viam que o carro dele estava batendo no solo mais do que o de Hulkenberg, mas que é o tipo de comportamento que eles esperavam em Imola na classificação. "Então eu vou ficar na pista assim mesmo", respondeu.

Outro estreante de F1 em Imola, Andrea Kimi Antonelli, também teve o mesmo tipo de problema em sua Mercedes e foi o 13º, enquanto o companheiro George Russell ficou a menos de um décimo das McLaren em quarto, tendo marcado seu tempo cedo na sessão - ou seja, quando a pista estava menos emborrachada.

Red Bull lenta e pilotos da Ferrari reclamando

Uma das equipes que trouxeram mais novidades para Imola foi a Red Bull, que testou as atualizações apenas no carro de Verstappen na primeira sessão. O holandês, contudo, foi o sétimo, mostrando que ainda há trabalho pela frente para otimizar tudo o que eles têm em mãos (começando com o assoalho que estreou em Miami e as novas laterais e suspensão traseira).

A Ferrari não trouxe muitas atualizações e viu os pilotos reclamarem por motivos diferentes. Charles Leclerc não estava se entendendo com seu capacete, que estava subindo, algo que tem a ver com a configuração de pequenas aletas que ficam no carro e também no próprio capacete e que podem ser ajustadas para as próximas sessões.

Continua após a publicidade

Já Lewis Hamilton dizia que o carro "não queria parar". Ele tende a ser mais sensível a questões relacionadas à frenagem que o companheiro. Mas o inglês ficou em quinto, também a menos de um décimo da McLaren, enquanto Leclerc foi o 12º.

A Aston Martin trouxe praticamente uma versão B de seu carro, testando-a primeiro com Lance Stroll, que foi o 11º, mas não muito mais rápido que o companheiro Fernando ALonso. E o argentino Franco Colapinto, que faz sua estreia na Alpine e na temporada, foi o 17º, a oito décimos do companheiro Pierre Gasly, que foi o sexto.

Os carros voltam à pista de Imola a partir do meio-dia para o treino livre mais importante do fim de semana, por ser realizado em horário mais próximo da classificação e da corrida.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.