Disputa na McLaren é marcada por equilíbrio e Bortoleto fecha dia em 16º
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As McLaren aumentaram a diferença para a concorrência no segundo treino livre, com o líder do campeonato, Oscar Piastri, liderando as duas sessões desta sexta-feira de GP da Emilia Romagna. Mas o seu companheiro e vice-líder Lando Norris se manteve sempre por perto e fechou o dia a 25 milésimos do australiano.
Depois de andar dentro do top 10 e de bater no final do primeiro treino livre, o brasileiro Gabriel Bortoleto foi o 16º colocado na segunda sessão. Ele foi menos de segundo mais rápido que o companheiro Nico Hulkenberg, que foi o penúltimo. Isso ilustra como a classificação, que será disputada a partir das 11h da manhã do sábado, pelo horário de Brasília, será muito importante. Isso porque um pequeno erro pode significar a perda de várias posições, e também porque é difícil ultrapassar em Imola na corrida.
O segundo treino livre também teve uma bandeira vermelha causada por um estreante: Isack Hadjar rodou, chegou a tocar o muro, estava voltando à pista, mas deixou o carro morrer. Isso atrapalhou as simulações de corrida de todos os pilotos.
Com oito dos 10 carros do grid trazendo pelo menos alguma nova peça para a corrida que marca o início da temporada europeia - apenas Williams e Sauber não têm novidades - alguns times tiveram dificuldades de otimizar os carros neste primeiro dia de atividades. A surpresa foi Pierre Gasly, que andou o tempo todo entre os primeiros e fechou o dia em terceiro, à frente de George Russell, da Mercedes.
FP2 CLASSIFICATION
-- Formula 1 (@F1) May 16, 2025
Piastri by a whisker from Norris at the top 🤏#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/hWX1C9Yl80
Dia ruim para a Ferrari: "Freios horrorosos"
Mas as dificuldades dos dois pilotos da Ferrari não pareciam ter nada a ver com as mudanças feitas na traseira do carro, que são mais aerodinâmicas. Isso porque Lewis Hamilton já vinha reclamando dos freios desde o primeiro treino e, no segundo, Charles Leclerc disse que eles estavam "horrorosos". E ouviu do engenheiro que eles têm uma ideia do que podem testar no terceiro treino livre, horas antes da classificação (a partir das 7h30 do sábado).
Leclerc fechou o dia em sexto e Hamilton, que sofreu para conseguir melhorar seu tempo no novo composto C6, que faz sua estreia neste fim de semana, foi o 11º.
A Red Bull também não teve um grande desempenho, com Max Verstappen reclamando da altura do carro e fechando o dia na quinta colocação. Seu companheiro Yuki Tsunoda foi o oitavo, com as duas Williams se mantendo o dia todo no top 10.
Correndo pela primeira vez em casa, Kimi Antonelli não tem uma boa sexta-feira, deu uma escapada, e fechou o dia em 18º com a Mercedes. E o estreante na temporada Franco Colapinto melhorou seu desempenho entre uma sessão e outra e fechou o dia em 13º, a meio segundo do companheiro de Alpine Gasly.
Um treino diferente com a estreia de pneu
Depois de buscarem suas voltas rápidas com o C6, as equipes focaram nas simulações de corrida com o pneu C5, o médio deste fim de semana. Foi algo pouco usual, ver todos os pilotos fazendo essas simulações com o mesmo pneu, mas há uma explicação: o macio não será usado na corrida, a não ser no caso de algum Safety Car no final. E as equipes não sabem se vão precisar dos dois únicos jogos de duros que têm à disposição no domingo.
O normal é que a prova seja de uma parada, mas isso depende muito de quantas voltas o pneu médio vai aguentar. Daí a necessidade de entender seu comportamento e economizar os duros.
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