Pole Position

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Opinião

Após 3 GPs mornos, F1 vive a expectativa de corrida movimentada no Bahrein

Quem madrugou para ver as primeiras corridas da temporada da Fórmula 1 ficou bem decepcionado com o que viu. Mesmo com a promessa de uma temporada equilibrada e muitas disputas, diversos fatores fizeram com que as corridas acabassem ficando travadas e sem grandes disputas, culminando com um GP do Japão com poucas disputas ou variação estratégica. Mas o Bahrein tem todos os ingredientes para deixar esse marasmo para trás a partir do meio-dia, pelo horário de Brasília.

Por que o Bahrein é diferente?

O primeiro deles é a pista em si. O circuito de Sakhir tem pontos de freada forte, o que é importante para termos ultrapassagens; três zonas de DRS, que ajudam o piloto a manter contato com o rival que vai à frente; e não tem muitas curvas de alta velocidade, em que os carros geralmente perdem estabilidade.

Esse combo faz com que a diferença necessária entre um carro e outro para dar chance ao piloto de tentar uma manobra seja uma das menores do campeonato.

O Bahrein também tem outro fator: o asfalto. Ele é o mesmo da construção do circuito, ou seja, é mais velho do que Kimi Antonelli, que tem 18 anos e larga em quinto lugar pela Mercedes. Isso é importante porque um dos fatores que têm atrapalhado as corridas é a qualidade do asfalto. Os novos asfaltos têm oferecido muita aderência e pouco desgaste, e isso acaba sendo ruim para as corridas.

O asfalto do Bahrein é muito abrasivo, e contribui para o superaquecimento e o consequente desgaste dos pneus. As várias áreas de tração da pista (lembra das freadas fortes?) e a temperatura alta do asfalto, principalmente na primeira parte da prova, que é noturna, também contribuem para isso.

Há três estratégias diferentes antes mesmo da largada

Tudo isso resulta em uma corrida de duas paradas, tanto pelo desgaste, quanto porque é fácil ultrapassar, então você não vai querer ficar na pista com o pneu muito desgastado. E não há apenas uma estratégia perfeita.

Segundo a Pirelli, é bem possível que vejamos os três compostos sendo usados na prova porque não está claro qual é a melhor permutação entre eles.

Tanto é que os pilotos optaram por estratégias diferentes até aqui. O pole position Oscar Piastri tem dois jogos de pneus médios e um duro novos, assim como o segundo colocado Charles Leclerc. Já o terceiro, George Russell, tem só um de cada, e mais macios usados que os demais, mesma tática de Antonelli e do quarto colocado Pierre Gasly.

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Max Verstappen, que larga em sétimo, guardou seus dois jogos de pneus duros, e só um macio e é o único que fez essa opção no grid.

Mas a disputa não deve ser pela vitória

Nada disso, contudo, tira o favoritismo de Oscar Piastri. A McLaren foi muito superior desde os treinos livres e ele larga em primeiro, com a chance de, mantendo essa posição na largada, controlar o ritmo e a temperatura dos pneus.

Tanto, que seu companheiro Lando Norris aposta que Piastri pode dar uma volta em quase todos os pilotos e sumir na frente. Talvez não seja para tanto. Quando você tem uma corrida de alto desgaste, não tem porque forçar tanto o ritmo sem necessidade. Mas seria surpreendente se Piastri não vencesse em condições normais.

Todas as atenções estarão em Norris, que foi apenas o sexto colocado na classificação, sem se entender com o carro em uma volta lançada. Talvez a maior vantagem da McLaren no momento seja o menor desgaste de pneus, então é fácil apostar que ele chega no pódio, mas o inglês vai ter que trabalhar para fazer isso acontecer. E ultrapassar.

Ele não é o único que não foi bem na classificação. Verstappen teve problemas de freios e Lewis Hamilton sai da nona colocação depois de não ter conseguido maximizar o potencial da Ferrari em uma volta lançada. São dois pilotos que terão a chance de crescer na corrida.

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Para isso, encontrar o equilíbrio entre ser agressivo nas manobras e cuidar dos pneus será importante, enquanto as equipes tentam encontrar espaços para ajudar com a estratégia. Definitivamente, um cenário bem mais animador do que em qualquer uma das etapas disputadas até aqui no campeonato. Inclusive, no horário da largada, ao meio-dia pelo horário de Brasília.

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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