Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Piastri lidera treino cheio de escapadas antes da classificação no Bahrein

Oscar Piastri, da McLaren foi o mais rápido na última sessão de treinos livres antes da sessão de classificação para definir o grid de largada do GP do Bahrein, com seu companheiro Lando Norris em segundo e Charles Leclerc em terceiro com a Ferrari.

O que chamou a atenção foram as diferenças: seis décimos entre McLaren, 0s8 entre Piastri e Leclerc, mais de um segundo do primeiro até a Mercedes mais próxima. Mas não dá para ler muita coisa nos resultados desta sessão pela diferença na temperatura da pista entre o meio da tarde em Sakhir e o horário da definição do grid de largada, já à noite por lá, ao meio-dia pelo horário de Brasília.

É por isso que o treino começou com poucos carros na pista. Gabriel Bortoleto, que terminou em 17º, até tentou fazer algumas simulações de classificação, mas o calor era tanto que estava difícil se manter na pista. Isso não foi só para o piloto brasileiro. Leclerc, Russell, Tsunoda (que vem tendo muita dificuldade com a Red Bull nesta sua segunda corrida com o time) e mesmo os pilotos da McLaren nas voltas rápidas que marcavam demonstravam ter muita dificuldade em manter o carro na pista pela falta de aderência.

"Provavelmente é o mínimo de aderência que eu já tive em um carro de F1", chegou a dizer Russell via rádio após rodar com a Mercedes. Além das altas temperaturas, a pista também parecia estar bem suja com areia.

Ao mesmo tempo, os pilotos tinham muito o que testar. Ninguém saiu da sexta-feira totalmente contente com o acerto do carro, nem mesmo as McLaren, francas favoritas depois de colocarem meio segundo no carro mais próximo no único treino livre feito em um horário representativo neste fim de semana. E a Pirelli diminuiu a pressão mínima dos pneus, algo muito incomum para eles.

Normalmente, eles decidem aumentar essa prescrição. Com uma pressão menor, o pneu ganha superfície de contato com o asfalto e, pelo menos em teoria, dá mais aderência aos pilotos.

O companheiro de Bortoleto, Nico Hulkenberg, causou um Safety Car Virtual durante a sessão depois de parar sua Sauber, dizendo que o motor tinha morrido. Mas ele conseguiu voltar para os boxes, e depois retornou à pista com 10 minutos para o final. Ambos ficaram em posições que levariam à saída da classificação já no Q1, depois de terem um desempenho melhor na sexta-feira.

Quem ficou na mesma da sexta foram as Red Bull e Lewis Hamilton. Mesmo com Leclerc em terceiro, os primeiros dados colhidos com o novo assoalho da Ferrari não seriam os esperados na comparação com o que as simulações apontavam, e Hamilton vem tendo um fim de semana particularmente difícil. Verstappen não passou do oitavo lugar, depois de ter reclamado bastante do carro desde o primeiro treino livre. E Tsunoda não conseguiu nenhuma volta limpa com o pneu macio, ficando em último lugar.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.