Bortoleto explica erro no início do GP da China: 'não esperava'
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O brasileiro Gabriel Bortoleto teve um GP da China solitário pela maior parte após perder o controle de sua Sauber na primeira volta, escapar e ter de trocar os pneus logo de cara, voltando bem atrás do pelotão. Mas ele demonstrou um ótimo ritmo: conseguiu tirar uma diferença que era de quase 30s no começo da prova para ultrapassar o companheiro Nico Hulkenberg e terminar na 17ª colocação.
Com as desclassificações das duas Ferrari e de Pierre Gasly, o brasileiro subiu para a 14ª colocação. Os carros de Charles Leclerc e o francês da Alpine estavam abaixo do peso mínimo, enquanto o de Lewis Hamilton tinha muito desgaste na prancha de legalidade, que regula a altura do carro.
"Eu perdi a traseira sozinho, foi isso. Claro que tinha ar sujo não ajudou, mas foi culpa minha. Depois disso, consegui voltar, cuidei dos meus pneus e treinei um pouco meu ritmo de corrida. É uma pena. Queremos lutar com os outros também, mas pelo que me falaram, não acho que poderíamos ter feito muito mais com o ritmo que a gente tinha. Talvez brigar com o Doohan", disse o brasileiro.
Bortoleto também chegou à frente de Yuki Tsunoda, que teve que trocar a asa dianteira após uma colisão com Jack Doohan - o mesmo que se tocou com Bortoleto na sprint. A corrida foi completada por 19 pilotos e vencida por Oscar Piastri, da McLaren. Fernando Alonso teve uma quebra de freios logo no começo da prova.
Hulkenberg também escapou na primeira volta e explicou ao UOL Esporte que teve danos em seu carro por conta disso, o que ajuda a explicar o ritmo mais lento. "A equipe me disse que o assoalho estava bem danificado e é difícil cuidar dos pneus quando esse é o caso", disse o alemão. "A maneira como o carro escapou me pegou de surpresa. Foi bem espetacular. Provavelmente, nosso carro não é o mais fácil de pilotar quando estamos no trânsito."
Como foi a corrida de Bortoleto na China
Ele tinha ultrapassado dois carros nas primeiras curvas e estava atrás de Oliver Bearman, da Haas, quando perdeu o carro e foi parar na área de escape. Na volta à pista, sentiu vibrações no pneu por conta da escapada e trocou seus pneus médios pelos duros.
Bortoleto explicou que ultrapassar Bearman no início era parte da estratégia inicial. Ao tentar ultrapassar o inglês logo após a largada, o brasileiro saiu da pista e parou na brita. Ele disse que foi forçado pelo adversário a usar o lado sujo da pista, o que causou a escapada.
Fui ultrapassar o Bearman, sabia que estava de pneu duro, e era nossa estratégia. Ele fez jogo duro (eu também faria), eu fui para o lado sujo da pista, quando tentei voltar, tive que frear e rodei. Foi um erro. Não esperava perder tanto a traseira depois de pegar aquela sujeira.
Gabriel Bortoleto, à TV Band
Bortoleto voltou pouco menos de 30s atrás do último colocado, e foi tirando parte da diferença. Quando todos os demais fizeram as suas paradas e ele também trocou os pneus duros por outro jogo igual, a diferença tinha caído para menos de 18s. Em sua primeira volta com o pneu duro, ele fez o giro mais rápido da corrida até então e começou a se aproximar de Hulkenberg, seu companheiro, que também estava com os pneus duros a essa altura.
Logo após fazer a volta mais rápida da corrida, Bortoleto ouviu do engenheiro que teria que economizar combustível. Ao UOL Esporte, ele explicou que a Sauber apostou em largar um pouco mais leve e lucrar no caso de um Safety Car, o que acabou não acontecendo. Por conta disso, ele teve que economizar pela maior parte da corrida.
Mesmo assim, o ritmo dele foi muito forte. Em 19 voltas, ele tirou os 17s5 que tinha de desvantagem em relação a Hulkenberg e passou o alemão. Curiosamente, ele primeiro sugeriu ao engenheiro que seria melhor ficar atrás do companheiro para usar o vácuo e economizar combustível, mas depois percebeu que o ritmo de Hulkenberg era muito mais lento e disse que teria que fazer a ultrapassagem, caso contrário 'cozinharia' seus pneus.
É bom lembrar que Bortoleto passou o tempo com o pneu duro, que era mais consistente que o médio, que teve de ser bastante administrado pelos pilotos na primeira parte da corrida. Mas também é verdade que os stints dele com os duros foram mais longos. A impressão que ficou é que Hulkenberg não teve uma corrida em termos de ritmo. Na comparação com os demais carros, ele chegou a 27s do próximo rival, Liam Lawson.
A próxima corrida da Fórmula 1 será o GP do Japão, em duas semanas.
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