Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Primeira vitória de Hamilton na sprint teve pneus destruídos e Norris lento

A vitória de Lewis Hamilton na sprint com quase 7s de vantagem para Oscar Piastri seria considerada uma zebra antes dos carros irem à pista na China, após uma estreia pela Ferrari em que a equipe teve que adaptar o acerto do carro e esteve muito longe do potencial que tinha mostrado nos testes de pré-temporada. Mas o inglês se disse bem mais à vontade com o carro neste fim de semana, lembrou que sempre andou bem na pista da China, e aproveitou que a McLaren não rendeu o esperado para cruzar a linha de chegada na frente pela primeira vez com uma Ferrari.

Ainda não conta como uma vitória, mas o ritmo mostrado nas 19 voltas da sprint é um bom indicativo para Hamilton para a corrida. O grande desafio para os pilotos foi o graining dos pneus dianteiros, algo com que a McLaren sofreu no passado e que também parece estar afetando o rendimento do time na China.

É claro que a classificação não ajudou, com Oscar Piastri largando em terceiro e tendo que ultrapassar Verstappen para chegar em segundo - o que aconteceu só na volta 15, quando o piloto da Red Bull já estava com muitas dificuldades com seus pneus e tinha perdido contato com Hamilton, inflando a vantagem do inglês no final - e Lando Norris saindo da sexta colocação, cometendo um erro logo de cara, e depois sendo lento pelo restante da sprint.

As equipes terão a chance de mexer no acerto dos carros antes da classificação, que começa às 4h da madrugada, pelo horário de Brasília.

Se a sprint deixou algo claro, foi que, com tanto graining no pneu médio, que também será usado na corrida, largar na frente será importante para conseguir preservar a borracha. Em condições normais, pelo que vimos até aqui, os pilotos da McLaren seguem sendo favoritos para a pole. Por outro lado, Norris já adiantou "graining no pneu dianteiro é meu maior pesadelo".

Bortoleto tem falha técnica e leva toque em sprint difícil

O piloto brasileiro largou em 14º e terminou em 18º, tendo especialmente um final de prova bastante complicado. Seus pneus estavam visivelmente muito desgastados, mas nem tanto quanto os de outro novato, Oliver Bearman, que segurava os carros que vinham logo à frente do piloto da Sauber.

No final da penúltima volta, quando estava próximo desse grupo que tentava passar Bearman, ele sentiu que o anti-stall, sistema que impede que o motor morra, entrou em ação, fazendo ele perder duas posições. Logo em seguida, Jack Doohan mergulhou por dentro e atingiu Bortoleto, que rodou. O lance está sendo investigado pelos comissários.

A Sauber chegou a tentar uma nova configuração de suspensão no carro de Nico Hulkenberg, pensando em testar soluções diferentes que poderiam ajudar na corrida. Mas o alemão, que teve que largar do pitlane por conta das mudanças, terminou atrás de Bortoleto.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.