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Piastri leva pole apertada e tem chance de terminar o que começou no 1º GP

Oscar Piastri vai largar na frente no GP da China depois de uma classificação muito apertada, com apenas 83 milésimos separando o piloto da McLaren de George Russell, da Mercedes. E tem uma ótima chance de descontar parte do prejuízo que teve com uma escapada de pista quando era segundo no GP da Austrália, na abertura do campeonato. Até porque seu companheiro, Lando Norris, que larga em terceiro, não vem tendo um final de semana tão forte.

O brasileiro Gabriel Bortoleto não estava com o carro 100% após um toque com Jack Doohan na sprint e foi liberado no trânsito para preparar seus pneus, terminando a classificação em 19º.

Norris disse que o tipo de desgaste de pneu gerado por essa pista da China, a granulação dos pneus dianteiros, é "um pesadelo" para o estilo de pilotagem dele. Na sprint, ele largou em sexto e terminou em oitavo, complicando ainda mais sua vida quando fritou os pneus logo na primeira volta.

O líder do campeonato disse que sua sensação com os pneus melhorou. "Mas ainda estou cometendo muitos erros, não estou tão confortável quanto na Austrália."

Para Piastri, uma vitória seria importante e ele está em boa posição de conseguir converter sua primeira pole position na F1 em 25 pontos na corrida que começa às 4h da madrugada deste domingo (23). Ele ficou muito perto da pole na Austrália e chegou a pressionar o companheiro Norris durante a prova na luta pela vitória, mostrando um ritmo muito forte.

Começar bem o campeonato é importante para ele, que está apenas em sua terceira temporada na F1, é visto como um grande talento para o futuro, mas ainda busca a consistência necessária para se colocar na disputa pelo título. Ao UOL Esporte ainda na quinta-feira, Piastri tinha dito que ficou muito feliz com o desempenho da Austrália e que não queria falar que estava aparecendo "um novo Oscar" porque queria esperar alguns finais de semana, mas sentia que tinha evoluído em relação ao ano passado.

Hamilton fala em plano para a vitória saindo de quinto

Lewis Hamilton, da Ferrari, no Circuito Internacional de Xangai, na China
Lewis Hamilton, da Ferrari, no Circuito Internacional de Xangai, na China Imagem: Hector RETAMAL / AFP

A sprint demonstrou que andar com o ar limpo, fora da turbulência de outros carros, ajuda a preservar os pneus, e a McLaren tem, em teoria, um ritmo de corrida mais forte do que a Mercedes de Russell, que saiu da classificação sem saber muito bem por que seu carro ganhou vida nos instantes finais da definição do grid.

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Mais atrás, Max Verstappen diz que ainda não está totalmente confortável no carro da Red Bull e lembrou dos problemas que teve para manter os pneus vivos enquanto tentava perseguir Lewis Hamilton na sprint. Assim como aconteceu na Austrália, ele acabou forçando tanto os pneus que foi ultrapassado por Piastri.

Hamilton, que fez o melhor tempo na classificação da sprint e venceu a corrida curva, sentiu que o carro da Ferrari mudou de comportamento na classificação do GP e ficou a três décimos da pole, em quinto, à frente do companheiro Charles Leclerc, outro que não esteve confortável com o carro por todo o final de semana. O monegasco acredita que os rivais conseguiram evoluir mais do que eles usando o que aprenderam na sprint para aplicar no acerto do carro para a classificação e a corrida.

Mas Hamilton estava animado. Disse que este é um dos finais de semana em que está mais confortável com o carro desde o início do regulamento atual, em 2022, e lembrou que a pista de Xangai oferece oportunidades de ultrapassagem. "Fizemos mudanças para a corrida que dificultaram um pouco a pilotagem em uma volta lançada. Quero passar pelo menos um carro na largada e, pouco a pouco, vou fazendo um plano para vencer. Essa é a minha mentalidade."

Uma dificuldade para todos os pilotos será administrar os pneus durante a prova, como explicou Russell. "Será difícil. Acho que o pneu médio foi difícil de lidar na sprint. Obviamente, acho que a maioria dos pilotos vai largar com ele na parte da frente do pelotão, e ninguém usou o duro. Ninguém sabe no momento se será uma corrida de uma ou duas paradas. Deve ser divertido."

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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