Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Verstappen elogia 'trabalhador' Bortoleto e revela dica antes da estreia

Já deu para perceber no curto espaço de tempo de Gabriel Bortoleto no paddock da F1 que, sempre que ele pode, vai buscar algum tipo de conselho de Max Verstappen, piloto cujo estilo admira bastante e também com quem ganhou proximidade, já que os dois volta e meia participam de eventos de automobilismo virtual juntos.

E, na primeira corrida de Bortoleto na F1, ele usou dessa proximidade para tirar uma dúvida importante para um novato momentos antes de fazer a estreia em uma corrida complicada, na chuva, na Austrália.

"Quando ele me pergunta algo, eu não sou do tipo que esconde as coisas", disse Verstappen quando perguntado pelo UOL Esporte sobre os conselhos que já deu ao brasileiro. "No grid, depois do hino nacional, ele veio até mim e disse, 'Max, o que você vai fazer?' Eu disse, 'colocar intermediários'. Ele disse, 'sério? Sério?' Eu disse, 'sim, colocar intermediários, vai ser ok. Se você não tem certeza, pergunte para a equipe, mas coloca intermediários'. É normal. É sua primeira corrida. É sempre muito estressante e bastante intimidante."

Perguntado pelo UOL Esporte sobre o que aconteceu, Bortoleto explicou que tinha também a sensação de que seria melhor largar com os pneus intermediários, mas que a conversa com Verstappen o ajudou a ter a certeza de que era a decisão correta naquele momento. Afinal, ele não conhecia bem os compostos de chuva, que são diferentes dos usados na Fórmula 2.

No final das contas, foi a decisão certa. Apenas Lance Stroll largou com os pneus de chuva forte.

Verstappen elogiou a maneira de Bortoleto trabalhar e disse que, sempre que o brasileiro tiver alguma dúvida, ele vai tentar ajudar.

"Eu falo bastante com o Gabi. Ele é um cara muito legal. Ele é um ótimo piloto. E, honestamente, eu realmente gosto da abordagem dele. Ele é um trabalhador, é esforçado e é muito apaixonado pela Fórmula 1."

Sauber ainda investiga o que aconteceu com a suspensão de Bortoleto

Preparando-se para sua segunda corrida na F1, na China, já neste fim de semana, Bortoleto disse que se sente "de volta à F2", pois a corrida será disputada em formato sprint, com apenas um treino livre, assim como ocorre na categoria em que foi campeão ano passado.

Continua após a publicidade

"Menos treinos significa ter menos tempo para entender a pista. Mas daremos o máximo ara tentar dar o maior número de voltas possível no treino livre, entender a pista, e tentar uma volta decente na classificação da sprint. Estou empolgado, é legal correr de novo e sentir como é correr na F1 porque, assim, eu posso chegar mais bem preparado para o domingo", lembrou o brasileiro.

Na sprint, os pilotos fazem um treino livre e uma classificação para a sprint na sexta-feira. No sábado, fazem a corrida curta de 30 minutos e a classificação do GP. E, domingo, disputam a prova principal.

Bortoleto comentou ainda sobre o acidente que teve na sua prova de estreia. A equipe Sauber ainda não determinou se mais de um fator colaborou para que a suspensão de seu carro quebrasse antes mesmo dele bater no muro.

No domingo, logo após a prova, o diretor técnico James Key disse que a maior possibilidade era de que a suspensão tivesse quebrado após a rodada, e não causado-a.

"Ainda estamos tentando entender completamente o que aconteceu ali. O que está claro para nós é que houve toque, eu acho, com Nico. Foi um incidente de corrida - foi um contato muito pequeno na curva 3. Estávamos lado a lado, e ele teve um pequeno estalo e tocou meu pneu traseiro. Eu nem senti no momento, mas quando assistimos novamente à corrida, vimos", explicou Bortoleto.

"Talvez essa seja uma das possibilidades, mas não há nada conclusivo. A equipe ainda está estudando e analisando na fábrica para tentar entender o verdadeiro motivo pelo qual ela quebrou. Também precisamos determinar se isso influenciou minha rodada na curva anterior ou se foi puramente meu erro ao tocar a zebra."

Continua após a publicidade

O único treino livre para o GP da China começa à 00h30 desta sexta-feira e a classificação para a sprint será às 4h30 da madrugada.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.