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Nem corrida tensa escondeu vantagem da McLaren e o que falta na Sauber

Foi uma estreia e tanto da temporada da Fórmula 1, com a vitória de Lando Norris em um GP da Austrália movimentado por conta da chuva. Até Lewis Hamilton, que largou em oitavo, chegou a liderar em determinado momento, em uma prova com largada abortada e três períodos de Safety Car e que deixou vários pilotos pelo caminho, inclusive o brasileiro Gabriel Bortoleto, que bateu.

Norris venceu com menos de um segundo de vantagem para Max Verstappen, com George Russell em terceiro e Alex Albon, com a Williams, em quarto, tendo feito uma corrida muito consistente do começo ao fim. Andrea Kimi Antonelli, que largou entre os últimos, foi o quinto em sua corrida de estreia, aos 18 anos de idade. Horas após a prova, a Mercedes apelou de uma punição que o italiano tinha recebido e conseguiu revertê-la. Com isso, ele subiu para quarto.

Mas nada disso conta a história real da vantagem que a McLaren demonstrou ter em relação à concorrência. A corrida começou com a pista úmida e com uma garoa que impedia que as equipes trocassem os pneus intermediários para os pneus de chuva. Mas os dois carros laranja conseguiam ser rápidos sem destruir seus pneus nessa fase da corrida, chegando a abrir 20 segundos para Max Verstappen.

O holandês até passou Oscar Piastri no começo da prova, mas foi reto quando os pneus começaram a superaquecer e perdeu a posição.

A McLaren chegou a pedir para Piastri não atacar Norris, quando o australiano se aproximou do líder, pensando em só levar a dobradinha para casa. Mas os céus tinham outros planos.

Uma pancada de chuva forte, quando todos já estavam com os pneus de pista seca, trouxe emoção para a parte final da prova.

Norris escorregou e logo entrou nos boxes, Piastri rodou, Verstappen continuou na pista. O holandês estava com os pneus médios, em vantagem nesse cenário de volta da chuva. O tetracampeão chegou a tentar ficar na pista com os pneus de pista seca, mas acabou entrando nos boxes logo depois. E pressionou Lando, que tinha danos no assoalho por conta da escapada quando voltou a chover, até a bandeirada.

Ferrari é a grande decepção da primeira prova

"Meu engenheiro nem estava falando qual era o tempo de volta das McLaren, de tão longe que eles deviam estar", disse outro rival das McLaren, Charles Leclerc, que teve uma tarde ainda pior na Austrália com a Ferrari, muito abaixo do esperado tanto na classificação, quanto na corrida. Ele e Lewis Hamilton tiveram desentendimentos com seus engenheiros durante a prova e o inglês ainda saiu lamentando uma chance perdida.

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Ele chegou a liderar, optando por ficar na pista na hora da chuva mais forte com pneus de pista seca, e parou logo antes de voltar a ficar seco. Hamilton foi o décimo, sendo ultrapassado por Piastri na última volta, e Leclerc foi o oitavo.

Estreantes têm dia difícil, com uma exceção

Isack Hadjar bateu logo na volta de apresentação. Jack Doohan ficou pelo caminho na primeira volta da corrida. O brasileiro Gabriel Bortoleto vinha com um bom ritmo até perder o controle da Sauber e bater, imediatamente reclamando de seus freios, que foram um grande tema para ele desde a primeira volta da prova.

Ele teve uma série de comunicações confusas com o engenheiro ao longo da prova. O piloto reclamava da sensação com o freio e ouvia que não tinha que se preocupar com o alerta que estava aparentemente aparecendo em seu volante. E respondia que o problema não era o volante e, sim, que o pedal de freio estava ficando longo. Ele chegou a receber instruções para lidar com essa questão do freio algumas voltas antes de a corrida mudar de cabeça para baixo com a pancada de chuva no final.

Logo que bateu, ele pediu desculpas à equipe e voltou a citar os freios. Depois de sair do carro, contudo, ele disse que cometeu um erro, tentando recuperar o tempo perdido por um azar que teve com o Safety Car, sendo pego pelo carro de segurança e tendo pouco tempo para recuperar a volta depois de ser liberado. Isso fez com que sua diferença para o companheiro Nico Hulkenberg aumentasse de 2 para 12s. O alemão foi o sétimo colocado, conseguindo lucrar em uma prova na qual só 14 terminaram.

O diretor técnico da equipe, James Key, confirmou que Bortoleto sofreu com o freio durante a prova, elogiou a maneira como ele lidou com isso e esclareceu que isso não teve a ver com o acidente.

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Entre tantas baixas, quem se salvou foi Andrea Kimi Antonelli, que chegou a rodar, sofreu no começo para passar Hulkenberg, mas depois evoluiu bastante na corrida e terminou em quarto.

A segunda prova será já no próximo fim de semana, na China.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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