Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Lewis Hamilton vai ter que aprender a usar novos botões em estreia na chuva

Lewis Hamilton terminou sua primeira classificação com a Ferrari na oitava colocação e sentiu que faltou dinamismo na Ferrari para entender as mudanças nas condições de pista em um sábado muito quente e úmido na Austrália. Umidade, inclusive, que vai trazer muita chuva para este domingo segundo a previsão do tempo. Algo que vai gerar novos desafios para o piloto inglês.

"Ainda tenho um longo caminho a percorrer. Ainda há uma tonelada de ferramentas que não usei. Que tal isso? E eu nunca tentei isso. O que isso faz? Acho que fizemos um bom trabalho tentando melhorar o carro. Como eu disse, quando você tem um problema no carro e tem experiência, você pode dizer, 'é aqui que eu quero chegar com isso', mas eu não sei qual ferramenta usar no momento. Estou muito dependente pela primeira vez dos meus engenheiros. Eles fizeram um ótimo trabalho, mas no passado eu diria, Bono, é isso que eu quero: esta configuração, esta configuração, e eu não posso mais fazer isso."

Para o domingo, o heptacampeão vai precisar muito de seu novo engenheiro de pista, Riccardo Adami. Isso, se chover. O piloto brincou que ele nem sabe onde fica o botão "wet", que muda a configuração para a pista molhada por meio de um controle no volante. Uma meia verdade, lembrando que Hamilton pediu várias mudanças no posicionamento dos botões quando chegou na Ferrari e tem uma configuração bem diferente daquela de Leclerc.

"Nunca pilotei o carro no molhado. Eu nem sei onde fica o botão de molhado realmente. Eu não sei quais botões vou trocar amanhã. Então, isso vai ser novo."

Mesmo que esteja ainda aprendendo muito na Ferrari, Hamilton também viu o que pode ser melhorado na Scuderia. Eles vinham muito bem, andando em um ritmo apenas um pouco abaixo da McLaren na sexta-feira. Mas caíram de produção já no último treino, disputado neste sábado, quando as temperaturas começaram a aumentar rapidamente, caindo depois ao longo do classificatório. E, segundo Hamilton, não mudaram a abordagem na preparação dos pneus, o que pode explicar por que o carro pareceu estar tão diferente.

"Nós definitivamente estávamos superaquecendo [os pneus], então eu imagino que conforme a pista estava caindo em temperatura, eu acho que nossa abordagem provavelmente deveria ter se ajustado. Nós não fizemos, nós apenas fizemos a mesma coisa, a mesma preparação em cada sessão. Nós provavelmente precisamos ser um pouco mais dinâmicos, eu acho."

O lado positivo para Hamilton foi estar próximo do companheiro Charles Leclerc, que larga em sétimo. A diferença entre os dois foi de pouco mais de dois décimos.

A pole position ficou com Lando Norris, que fez a volta mais rápida mesmo com a pressão de ter apenas uma oportunidade de tentar a pole no final, depois de ter uma volta deletada por ter saído da pista. A primeira fila da prova, que terá largada à 1h da madrugada, pelo horário de Brasília, será completada por seu companheiro de McLaren, Oscar Piastri. Max Verstappen e George Russell fecharam a segunda fila. E o brasileiro Gabriel Bortoleto vai largar em 15º.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.