Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Piastri lidera o úiltimo treino antes da classificação e Bortoleto é o 11º

Oscar Piastri fez a alegria da torcida australiana e foi o mais rápido no último treino livre antes da classificação para o GP da Austrália. O piloto da McLaren ficou à frente de George Russell, da Mercedes, e de Max Verstappen, da Red Bull, com a primeira Ferrari aparecendo em quarto lugar, com Charles Leclerc. O brasileiro Gabriel Bortoleto, que está fazendo sua estreia, foi bem e terminou em 11º.

A classificação para a abertura da temporada começa às 2h da manhã deste sábado, pelo horário de Brasília

O cenário desta primeira etapa da temporada é de uma disputa entre McLaren e Ferrari pelas primeiras colocações, com vantagem para o time inglês no momento. Fazendo sua primeira corrida na Ferrari, Lewis Hamilton andou mais perto do companheiro Charles Leclerc na maior parte do tempo, mas não conseguiu uma boa volta com o pneu macio no final. Ele tem demonstrado um bom ritmo de corrida, o que era uma incógnita depois dele sofrer uma alta degradação na simulação que fez durante os testes de pré-temporada.

Russell foi a surpresa ao conseguir colocar a Mercedes entre os primeiros. Eles não estiveram mal na sexta-feira com os pneus médios e duros, mas sofreram com os macios, então é um bom sinal para eles que Russell tenha conseguido ficar a apenas 39 milésimos de Piastri, embora também tenha dado para notar que a traseira da McLaren estava bem arisca nesta sessão.

A Red Bull parece ter melhorado de maneira significativa entre a sexta-feira e o sábado. Max Verstappen saiu do circuito depois dos primeiros treinos livres dizendo nem sonhar com uma segunda fila na classificação. "Se a gente passar para o Q3, é porque fomos bem", disse ele à TV holandesa.

O carro parecia difícil de pilotar, instável, e o tetracampeão precisou de três voltas rápidas para fazer seu melhor tempo do dia. Isso mudou no sábado, mas só do seu lado da garagem. Liam Lawson, que foi muito mal no seu primeiro dia de Red Bull na sexta, teve um problema no motor e perdeu toda a terceira e última sessão antes da classificação.

O mesmo aconteceu com Oliver Bearman, que escapou da pista logo na sua primeira volta rápida do dia e causou uma bandeira vermelha. Ele já tinha batido na sexta, inclusive tendo que trocar seu motor. A batida foi no primeiro treino livre e o fez perder a segunda sessão. Então o britânico, que está fazendo sua quarta corrida na F1, vai para a classificação com menos de uma hora de treino no carro.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.