Para 'mentor' Alonso, Bortoleto é o melhor dos estreantes da F1 em 2025
Ler resumo da notícia

Gabriel Bortoleto e Fernando Alonso têm uma relação única no grid, uma vez que o piloto espanhol é um dos donos da A14 Management, empresa que cuida da carreira de quem agora é seu rival no grid da Fórmula 1. Mais do que isso, Alonso viu de perto a evolução do piloto de 20 anos desde que eles começaram a trabalhar juntos, meses antes do início da campanha do título dele na Fórmula 3.
Para o bicampeão, está claro que Bortoleto é o melhor estreante entre os cinco pilotos novatos desta temporada.
"Acho que sua dedicação e profissionalismo em relação às corridas foram provavelmente as coisas mais impressionantes, desde o primeiro dia ele estava muito comprometido em trabalhar duro por seus sonhos e já na Freca, mas depois na Fórmula 3 e depois na Fórmula 2, cada corrida era muito bem preparada e com uma abordagem muito madura", disse o espanhol.
"Acho que ele merece estar na Fórmula 1 e espero uma longa carreira aqui e bem-sucedida, e ele tem sido o melhor novato desta próxima geração. Vemos tantos novatos na F1 este ano e ele tem sido o melhor deles."
Alonso acredita que seja importante frisar isso até porque os resultados de Bortoleto neste ano muito provavelmente não serão do mesmo nível dos demais, pois a Sauber tem um dos piores carros do grid. A Fórmula 1 é um campeonato diferente da base porque cada equipe faz o seu carro e, portanto, há diferenças mais marcantes de performance do que na Fórmula 3 ou na Fórmula 2, categorias em que os carros são iguais, e que foram vencidas por Bortoleto nos dois últimos anos.
"Talvez ele não tenha o carro no momento para igualar seus resultados no primeiro ano, mas espero que as pessoas não se esqueçam do que ele fez nos últimos dois anos."
Isso ficou evidente no primeiro dia de treinos livres na Austrália: Bortoleto andou na frente do companheiro Nico Hulkenberg na primeira sessão e ficou em 18º lugar no final do dia.
Mais um brasileiro chegando
Quem começou bem a temporada foi Rafael Câmara, que começa o campeonato da Fórmula 3 como um dos favoritos ao título. O brasileiro, que é piloto da academia da Ferrari e faz sua estreia na F3, foi o mais rápido no treino livre e fez a pole position para a corrida, na etapa de abertura.
Câmara estava aliviado, pois a F3 está usando um carro novo nesta temporada e, embora ele esteja em uma das melhores equipes, a Trident - a mesma pela qual Bortoleto conquistou o título em 2023 - sempre há a chance de que um time compreenda melhor como tirar o máximo de um equipamento novo.
E, a julgar pelo resultado desta sexta-feira, foi justamente a Trident que conseguiu isso: Câmara fez a pole e seu companheiro Noah Stromsted foi o segundo colocado no grid.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.