McLaren é favorita? 'Vocês vão se surpreender com a Ferrari', diz Norris
Ler resumo da notícia

A temporada da Fórmula 1 começa neste final de semana, na Austrália, com a expectativa de que a McLaren comece o ano na frente, depois do desempenho demonstrado pelos atuais campeões mundiais nos três dias de testes de pré-temporada no Bahrein. Há quem diga que a vantagem deles é considerável, inclusive. Mas Lando Norris questionou nas suas primeiras entrevistas em Melbourne se os analistas estão olhando os dados corretamente.
"Há muitas coisas que outras pessoas não viram, em que outras equipes pareciam extremamente fortes. Incluindo a Red Bull, incluindo a Mercedes, incluindo a Ferrari. E eu sei quanto combustível e coisas do tipo a Ferrari em grande parte dos testes. Você ficaria surpreso com o quão rápido eles serão neste fim de semana. As pessoas podem falar o que quiserem", disse Norris.
Com "combustível e coisas do tipo", Norris está falando a respeito da configuração de motor, que a Ferrari teria usado em um nível mais baixo. De fato, as fontes ouvidas pela coluna durante os testes não colocavam a McLaren com tanta vantagem quanto alguns analistas, que ficaram particularmente impressionados com uma simulação de corrida feita por Norris no segundo dia de testes.
"Na verdade, foi só uma simulação de corrida que fiz e tudo mundo acreditou nisso [que a McLaren é favorita]. Foi uma boa simulação, mas as condições estavam perfeitas. Oscar [Piastri, seu companheiro] fez uma simulação nodia seguinte e ela foi muito mais lenta. Não porque ele foi mais lento, mas porque as condições de pista influíram para isso. Então, estou bastante surpreso que tantas pessoas sejam tão míopes, especialmente pessoas que você não esperaria que fossem tirar muitas conclusões antes mesmo de começar a temporada."
Do lado da Ferrari, Charles Leclerc disse que eles nunca otimizaram o carro durante o teste, e eles acreditam que o mesmo aconteceu com os rivais. Todos estavam experimentando, tentando entender qual era a reação do carro com mudanças de configuração. A primeira vez que isso será colocado à prova será mesmo na Austrália.
Para seu companheiro, Lewis Hamilton, que está em plena lua de mel com a Ferrari e disse estar vivendo o melhor momento da sua vida, o carro só precisa deixá-lo confortável.
"Eu não tenho expectativas, eu só quero saber que dei absolutamente tudo e me destaquei da maneira que eu sei que posso, que me senti confortável no carro. Apenas um passo de cada vez. Não sei o que isso significa em resultados, mas é claro que se nós não saberemos até os treinos onde estamos em relação aos rivais, mas espero que possamos competir entre os cinco primeiros."
Mas e a Red Bull, que venceu os últimos quatro campeonatos com Max Verstappen e os mundiais de construtores de 2022 e 2023? O holandês disse que "agora não tem mais o que dê para fazer" para tentar melhorar o carro até a ação começar para valer. Ele salientou que o carro atual é uma evolução em termos de comportamento em relação ao anterior mas, ainda assim, a equipe está enfrentando problemas. Verstappen tem gostado dessa posição de não figurar entre os favoritos, jogando toda a pressão para cima de Norris.
A verdade começará a ficar clara nos treinos livres, que começam às 22h30 desta quinta-feira, pelo horário de Brasília, já no início da tarde na Austrália. O GP será na madrugada de domingo, com largada à 1h da manhã.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.