Vou provar que chefe da Red Bull está errado, diz Bortoleto após crítica
Ler resumo da notícia

O brasileiro Gabriel Bortoleto está começando sua trajetória na Fórmula 1 neste final de semana no GP da Austrália e já recebeu um cartão de visitas de como o ambiente da categoria é competitivo e duro: o consultor da Red Bull, Helmut Marko, o classificou como um "piloto B" e disse que o atual campeão da F2 não tem "velocidade pura" suficiente para ser um futuro campeão.
Perguntado pelo UOL Esporte em Melbourne sobre a declaração, o brasileiro lembrou que Marko, cujo trabalho é justamente avaliar se pilotos têm talento suficiente ou não para a F1 e escolher quem faz parte do programa da Red Bull, já acertou e já errou bastante nos mais de 20 anos que tem na função.
"Eu não ligo. Eu vi o que ele disse e adoro desafios. E acho que, ouvindo isso de Helmut, ele é um cara que colocou muito cara talentoso na Fórmula 1 e já colocou muitos talentos errados na F1. Então você pode ver que ele acertou e errou", lembrou Bortoleto.
"E espero provar que ele está errado com o tempo. Mas não há nada que eu possa dizer agora na mídia que o fará mudar de ideia. Apenas meus resultados na pista. E tenho certeza de que vou provar que ele estava errado em algum momento. E espero que ele admita isso quando eu provar que ele está errado. Mas, por enquanto, estou apenas me concentrando em fazer meu trabalho, melhorar e fazer o melhor que posso."
Bortoleto lembrou ainda que acabou de vencer a Fórmula 2 depois de uma disputa no final justamente com um dos pilotos de Marko, Isack Hadjar, que é outro dos estreantes desta temporada. E também bateu pilotos escolhidos pelo austríaco quando foi campeão da Fórmula 3 em 2023.
"Estou orgulhoso do que fiz nas categorias de base. Eu venci na F2 e F3 contra os pilotos da Red Bull que ele tem. Então está tudo bem para mim."
As declarações de Marko foram feitas em um programa de TV da Servus TV, na Áustria. A proposta era que ele classificasse os estreantes deste ano entre pilotos A, que seriam possíveis futuras estrelas da categoria, pilotos B, que ficariam no grid, mas sem brilhar, e pilotos C, sem chance de sobreviver na categoria por muito tempo.
O austríaco colocou Andrea Kimi Antonelli, Hadjar e Ollie Berman como nível A, Bortoleto como nível B e Jack Doohan como nível C.
Bortoleto foi elogiado por seu novo companheiro, Nico Hulkenberg, que disse que o piloto de 20 anos é "muito inteligente, muito ligado nas coisas, muito trabalhador e obviamente muito rápido. Estou bastante impressionado."
Bortoleto e Hulkenberg não têm grandes expectativas para esta temporada depois que o carro da Sauber apresentou inconsistências no seu comportamento nos testes de pré-temporada. Trata-se de uma das equipes que estão mais focadas no ano que vem, quando a F1 muda o regulamento e, também, quando a Audi assume oficialmente a equipe. Mas Hulkenberg salientou que a pista em que são feitos os testes, no Bahrein, é muito específica, e o comportamento do carro pode mudar no Albert Park. "Essa é a pergunta de ouro para todo mundo."
Os treinos livres do GP da Austrália começam às 22h30 desta quinta-feira, pelo horário de Brasília. O GP da Austrália será na madrugada de domingo, a partir da 1h da manhã.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.