Tetra, Verstappen admite que pode ter início de ano diferente na Austrália
Ler resumo da notícia

Max Verstappen é o atual tetracampeão da Fórmula 1 e o piloto a ser batido. Mas ele mesmo disse que se surpreenderia se estiver na disputa pela vitória logo na etapa de abertura da temporada, neste fim de semana, na Austrália. A Red Bull enfrentou mais problemas que seus rivais diretos nos testes de pré-temporada, e ainda que o holandês tenha destacado que eles têm algumas ideias para tentar resolver o que deu errado, ele joga o favoritismo para a McLaren de Lando Norris e do piloto da casa Oscar Piastri.
"Acho que eles são os favoritos olhando os tempos de volta. Para nós, as coisas não foram tão tranquilas. Por outro lado, acho que temos algumas ideias de como melhorar o carro", disse ele. "Não acho que podemos competir pela vitória em Melbourne, mas tomara que possamos melhorar em algumas provas."
Esse tem tudo para ser um começo de ano bastante diferente para a Red Bull, que iniciou 2023 e 2024 dominando a F1. Eles entenderam antes dos demais como estabilizar a altura do carro, algo fundamental para extrair rendimento dentro do regulamento que estreou em 2022. No entanto, ao mesmo tempo em que os rivais foram compreendendo melhor as regras, o carro da Red Bull se tornou mais difícil de equilibrar.
Assim que pilotou o carro de 2025 pela primeira vez, Verstappen na verdade estava aliviado. Ele sentiu que o comportamento tinha melhorado em relação ao modelo do ano passado, com o qual brigou pela maior parte da temporada, mesmo vencendo.
No entanto, durante a pré-temporada, a Red Bull foi sofrendo atrasos, ora por mudanças demoradas na configuração, ora por problemas técnicos, e o diretor técnico Pierre Wache admitiu que as coisas não estavam saindo exatamente como o programado.
"Parte do retorno que tivemos era o que esperávamos, em termos do comportamento. O carro tem características mais estáveis do que o do ano passado, mas é difícil reequilibrar o carro no momento, mas estamos explorando soluções diferentes."
O interessante é que Wache diz que o carro é mais diferente em relação ao anterior do que o modelo de 2024 era em comparação com o de 2023. Visualmente, não é o que parece. O carro de 2024 era bem mais diferente do anterior e tinha características que foram copiadas pela maioria das equipes para este ano.
"A forma daquele carro era muito diferente, mas o tipo de conceito era o mesmo. Agora, a maneira como nós extraímos velocidade do carro e suas características são completamente diferentes. São mudanças que nos dão mais opções para reequilibrar o carro. Mas está demorando mais [do que esperávamos] para entender qual é a melhor opção, e esse é o nosso processo no momento."
Por conta isso, a Red Bull estava fazendo testes aerodinâmicos até a última hora do último dia do teste, quando as demais equipes estavam focando em simulações de classificação e de corrida (que Verstappen acabou não fazendo).
É por isso que eles não aparecem como favoritos de momento. A McLaren teve um teste muito positivo, e a Ferrari também tem demonstrado muita confiança. Até mesmo a Mercedes parece ter uma base mais forte do que nos últimos anos.
Não foram poucas as corridas depois da Red Bull perder o domínio em 2024 em que Verstappen conseguiu resultados que não pareciam possíveis e em que a operação de corrida forte da equipe também o ajudou a buscar resultados com um carro que não respondia como o holandês queria. Ao que tudo indica, 2025 deve começar na mesma toada para eles.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.