Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Engenheiro que atuou com Norris será voz no ouvido de Bortoleto em estreia

O brasileiro Gabriel Bortoleto terá ao seu lado dentro da equipe Sauber em sua temporada de estreia na F1 dois rostos conhecidos para ele trabalhando em sua equipe mais próxima: o engenheiro de pista, aquele que se comunica diretamente com os pilotos via rádio, será José Manuel Lopez Garcia, contratado junto à McLaren. E o driver coach que já acompanha Gabriel há anos, o ex-piloto Roberto Streit, também atuará dentro da equipe.

Esses dois profissionais, ao lado do engenheiro de performance Xavier Santafe, vão formar o núcleo mais próximo de Bortoleto dentro da Sauber.

Lopez Garcia é uma das contratações de peso da Sauber, que tem atraído profissionais de equipes grandes para o projeto de tornar a equipe suíça o time de fábrica da Audi. Os alemães já têm o controle total do time desde o início do ano, mas a equipe só muda de nome ano que vem.

"Eu não diria que eu trouxe ele, eu acho que viram grandes qualidades dele na McLaren, obviamente, quando ele era performance do Lando, então já havia um interesse nele, provavelmente não só da Sauber, mas em outras equipes também, o que é muito comum quando você tem um engenheiro bom que não está num cargo como o que ele está agora". disse Bortoleto com exclusividade ao UOL Esporte.

"Ele recebeu uma oferta, e sabia que eu seria o piloto da equipe. A gente tinha feito uma ótima temporada de Fórmula 2 juntos, onde eu aprendi muito com ele, então foi uma motivação extra para ele aceitar isso. E ainda bem que ele aceitou, porque eu estou muito feliz trabalhando com ele. É um cara extremamente inteligente, e muito legal de trabalhar junto",

Lopez Garcia foi engenheiro de performance de Lando Norris por três temporadas, sendo também engenheiro de pista subsituto e fazendo algumas provas na função, que é como se fosse um degrau acima do que ele ocupava originalmente. Em 2024, o espanhol, que também teve uma passagem pela Haas, se tornou chefe da equipe de testes e, com isso, passou a trabalhar com Bortoleto, que na época era piloto do programa de jovens do time inglês.

"Ele era o meu 'chefe' ano passado. É muito legal a equipe deixar essas pessoas estarem ao meu redor com tanta abertura. São pessoas que estão trabalhando muito perto comigo."

Na chamada 'ilha' de engenheiros do lado da garagem de Bortoleto está Lopez Garcia ao lado do engenheiro de performance Xavier Santafe, que já estava na Sauber, e de Roberto Streit.

"O Robertinho está com o mesmo cargo que ele tinha comigo na Fórmula 2 e 3 de driver coach analisando dados, o que é algo extremamente importante e algo que muitos pilotos no grid têm também. Acho que essas pessoas são fundamentais para o meu desenvolvimento e para mim é um grupo de quatro pessoas. Engenheiro de pista, de performance, driver coach e piloto, e a gente está trabalhando muito bem juntos, com uma comunicação cada vez melhor, então eu estou muito feliz."

Continua após a publicidade

A temporada da F1 começa já neste final de semana, na Austrália.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.