Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Hamilton faz sua estreia com carro novo da Ferrari com mudanças importantes

Não tem como competir com a Ferrari por espaço na mídia no momento, como ficou claro com todo o calor da torcida toda vez que Lewis Hamilton foi citado no show de apresentação oficial das pinturas dos carros desta temporada. Afinal, o time mais vencedor da história agora tem o piloto mais vencedor da história.

O time italiano vem em uma crescente, tendo conseguido em 2024 algo que há tempos não era a realidade do time italiano: terminou o ano mais forte do que começou, depois de entender o que deu errado com uma atualização no final do primeiro terço da temporada e se recuperar. Eles foram vice-campeões, vencendo duas das últimas seis provas e chegando ao pódio em cinco destas etapas da reta final do campeonato.

A chegada de Hamilton foi meticulosamente calculada, com o uso de tudo o que o regulamento permite em termos de testes para dar ao heptacampeão a chance de se preparar. Ele já andou, inclusive, com o carro de 2024, algo que só foi possível porque a Ferrari fez um teste de pneus com a Pirelli no início do mês. O piloto de 40 anos também andou com a Ferrari de 2023, e teve um acidente em uma das sessões, mas nada sério.

"Minhas primeiras semanas foram absolutamente incríveis e vi em primeira mão a paixão e a dedicação de toda a equipe. Tanto trabalho duro foi investido na preparação para a próxima temporada e não poderíamos estar mais famintos ou determinados a vencer. Comecei o ano com muita expectativa por este novo capítulo e estou ainda mais energizado agora pelo espírito e pela fé de todos que conheci no mês passado. Não poderia estar mais orgulhoso de estar nessa jornada com eles. Mal posso esperar para entrar na pista com Charles, incentivar um ao outro e fazer tudo o que pudermos para levar o time ao topo", disse Hamilton.

Lewis Hamilton (inglês, 40 anos)
Melhor resultado na F1: 1º (105 vezes, sete títulos mundiais)

Charles Leclerc (monegasco, 27 anos)
Melhor resultado na F1: 1º (8 vezes)

Nome do carro: SF-25
Motor: Ferrari
Posição em 2024: segundo lugar

O que sabemos até agora do carro novo

A Ferrari colocou o carro novo na pista nesta quarta-feira (19), na pista de Fiorano, onde Charles Leclerc foi o primeiro a andar no shakedown, para comprovar se tudo funciona como o esperado antes que o equipamento seja enviado para o Bahrein, onde a F1 faz sua pré-temporada entre os dias 26 e 28 de fevereiro. Lewis Hamilton assumiu o carro no período da tarde diante de centenas de tifosi, que chegaram até a cortar uma árvore para ter uma boa vista da pista de Fiorano.

Continua após a publicidade

Eles não podem andar muito neste tipo de teste - o limite é de 100km por piloto - e os pneus também são diferentes daqueles usados nas corridas. Mas os pilotos costumam dizer que já dá para ter uma ideia do que pode ser trabalhado para melhorar a performance mesmo com essas restrições. "Nada chamou a atenção negativamente, o que é bom para esse momento. Só dá para sentir mais quando formos para uma pista mais quente, como teremos no teste no Bahrein", disse Leclerc após andar no carro novo. A imprensa italiana fala em um carro 0s4 por volta mais rápido que o anterior nas simulações, mas não é incomum que as equipes consigam dar grandes passos entre uma temporada e outra.

A equipe fez a opção por uma mudança na geometria da suspensão dianteira, que afeta o fluxo de ar, dando mais espaço para o assoalho ser alimentado, algo muito importante no regulamento atual. Foi uma decisão que os rivais já tomaram, mas que a Ferrari resistiu mais, e vem em conjunto com alterações no perfil do bico.

SF-25, novo carro da Ferrari para a temporada 2025, tem uma suspensão dianteira diferente
SF-25, novo carro da Ferrari para a temporada 2025, tem uma suspensão dianteira diferente Imagem: Ferrari/Divulgação

É uma decisão importante porque isso muda o fluxo de ar logo que ele entra em contato com o carro, o que vai alterando também o restante das interações. Então, toda a parte central do carro também teve que ser remodelada, e os componentes internos também. "O que você vê é a ponta do iceberg", contou Loic Serra, diretor técnico da Ferrari.

Assim como a McLaren, a Ferrari adotou a tática de repensar todas as áreas do carro, apostando que muito do que for aprendido em 2025 poderá ser aproveitado no projeto do próximo ano que vem, mesmo com a mudança de regulamento.

Mas será interessante observar se o time italiano vai perder terreno a partir do segundo terço do ano. Isso porque está definido que haverá testes mais severos para a flexibilidade da asa dianteira, o que foi importante para o crescimento ferrarista na parte final do ano passado.

Continua após a publicidade

Pelo que vão brigar em 2025

Lewis Hamilton, o chefe Fred Vasseur, e Charles Leclerc, da Ferrari
Lewis Hamilton, o chefe Fred Vasseur, e Charles Leclerc, da Ferrari Imagem: Ferrari/Divulgação

A julgar pela curva ascendente da Ferrari no final do ano passado, não tem por que não colocar a Ferrari na disputa pelo título. Eles tiveram seus altos e baixos no desenvolvimento do carro do ano passado, e tinham um carro que custava mais em gerar temperatura nos pneus, prejudicando o rendimento de classificação, mas eram fortes nas corridas, especialmente nas curvas lentas.

As mudanças importantes na frente do carro podem alterar esse comportamento, assim como o maior rigor na flexibilidade das asas dianteiras, que deve começar a valer no GP da Espanha. Então o rendimento das primeiras etapas vai ser importante para determinar se valerá a pena seguir focando em 2025 ou se o melhor é jogar as fichas em ter Hamilton e Leclerc mais entrosados lutando pelo título em 2026.

O duelo interno será certamente um tema à parte. Leclerc foi praticamente criado dentro da Ferrari, o time sabe como extrair o máximo dele, enquanto Hamilton se reencontra com o antigo chefe da GP2, Fred Vasseur, na busca de recuperar a confiança nas classificações, o que está diretamente ligado ao tipo de comportamento do carro.

Uma coisa é certa. Todas as atenções estarão voltadas a essa parceria quando o ano começar de vez.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.