Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Hamilton destaca calma e vê Ferrari pronta para vencer o campeonato

Lewis Hamilton teve sua primeira chance de andar com o carro de 2025 da Ferrari nesta quarta-feira (19) na pista de Fiorano, na Itália, e demonstrou estar muito confiante no que o time pode conquistar. Perguntado se a Ferrari tem todas as ferramentas para voltar a vencer um campeonato, algo que não acontece desde 2008, ele respondeu com um simples "sim".

Depois, elaborou um pouco mais e mostrou uma sintonia com seu novo companheiro, Charles Leclerc, que tinha passado por uma sabatina da imprensa pouco antes dele e havia tocado exatamente nos pontos citados por Hamilton.

"Eu já trabalhei com duas equipes campeãs antes. Eu sei como é e como é sentir um time vencedor. A paixão aqui é algo que você nunca viu antes. Eles têm absolutamente todos os ingredientes necessários para vencer um campeonato mundial. É só juntar todas as peças. Temos grandes líderes em Fred [Vasseur, chefe da equipe], John [Elkann, presidente da Ferrari] e Benedetto [Vigna, CEO da Ferrari]. Todo mundo tem uma abordagem muito calma e boa. Ninguém fala que somos perfeitos em todas as áreas. Todo mundo pensa: 'precisamos nos elevar em todos os lugares'. Eles não medem esforços para tentar fazer isso."

Leclerc falou algo parecido. Disse que especialmente após a chegada de Vasseur, o time encontrou uma calma para trabalhar que ele nunca tinha visto na Ferrari. "O grande ponto positivo de Fred é manter o nível emocional da equipe em um nível muito bom. E isso tem sido muito mais sólido do que nos últimos anos. Sinto que a equipe está muito calma e com clareza da direção em que temos de trabalhar sem nos afetarmos com tudo o que está ao redor da equipe."

"Estou exatamente onde deveria estar"

E há muita coisa acontecendo ao redor da equipe justamente pela chegada de Hamilton, que andou em Fiorano com o carro de 2025 pela primeira vez diante de centenas de pessoas amontoadas no alambrado, como já havia acontecido em sua estreia.

O casamento Hamilton e Ferrari não poderia estar começando com mais paixão. E é clara a mudança de humor do heptacampeão. "Eu sei que estou exatamente onde deveria estar. Tudo é natural. A sensação é a certa. Acho que precisamos continuar investindo tempo e dar um passo de cada vez. Nem tudo precisa acontecer em um dia. Mas é claro que temos um objetivo. Temos uma meta."

O interessante é que esta meta, para Hamilton, não é o oitavo título mundial. Ou pelo menos não é dessa forma que ele enxergaria uma nova conquista.

"Para mim, é o primeiro. Ganhar o campeonato para a Ferrari é o primeiro. É para isso que estou trabalhando. Eu não penso no número oito."

Continua após a publicidade

Heptacampeão fala de diferenças entre a Mercedes e Ferrari

Então quer dizer que tudo está correndo às mil maravilhas para Hamilton conquistar o título com a Ferrari neste ano? Por várias vezes durante a entrevista de pouco mais de 20 minutos que deu logo após o teste desta quarta-feira, Hamilton salientou as dificuldades de adaptação com um carro que, segundo ele "é totalmente diferente" da Mercedes. "As vibrações são diferentes, o volante, o software, a maneira de trabalhar, a maneira de acertar o carro, é tudo diferente".

Sua mentalidade para superar esse desafio de mudar de equipe, algo que teve apenas uma única vez até aqui em sua carreira de 18 temporadas na F1, é a de "elevar-se em todas as áreas, na conversa com os engenheiros, na maneira como administro meu tempo, tudo", definiu.

"O segredo é ter a mente aberta e ser dinâmico. Acho que, felizmente, com a minha experiência, serei capaz de fazer isso. Sabemos que temos muito trabalho a fazer. Sei que tenho muito trabalho a fazer."

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.