Após revolução interna e nova dupla, Haas busca se firmar dentro do top 10
Ler resumo da notícia

A Haas é a equipe que mais passou por mudanças desde a temporada 2024. A dupla de pilotos é totalmente nova, com Esteban Ocon liderando o projeto ao lado de Oliver Bearman, que fará sua primeira temporada completa na F1 depois de ter corrido como substituto em três provas no ano passado. E o chefe Ayao Komatsu, que assumiu no começo do ano passado, também fez várias trocas entre os engenheiros do time, principalmente na operação de pista, identificada como o grande ponto fraco da equipe.
O chefe japonês está com a moral em alta após um ano muito positivo para a Haas, que conquistou seu melhor resultado desde 2018 no campeonato, e ainda firmou uma parceria técnica com a Toyota, que pode mudar a trajetória da equipe mais jovem da F1 nos próximos anos.
Esteban Ocon (francês, 28 anos)
Melhor resultado na F1: 1º (GP da Hungria, 2021)
Oliver Bearman (inglês, 19 anos)
Melhor resultado na F1: 7º (em três GPs disputados)
Nome do carro: VF-25
Motor: Ferrari
Posição em 2024: sétimo lugar
O que sabemos até agora do carro novo
O VF-25 foi para a pista pela primeira vez neste domingo (16), com Ocon, em um shakedown, que é um teste curto no qual as equipes apenas checam se os sistemas do carro estão funcionando. Ele entra dentro da alocação de "dias de filmagem" que as equipes têm, que são as únicas oportunidades que eles têm de andar com o carro atual fora dos testes coletivos.
Hoje tá rolando o shakedown da Haas em Silverstone e olha o que aconteceu: a impressão pela imagem é que a carenagem se soltou.
-- Julianne Cerasoli (@jucerasoli) February 16, 2025
Por isso que destaquei como a Williams demonstrou confiança ao fazer o shakedown ao vivaço https://t.co/WjC39qf6Rp
Nas imagens vazadas deste teste, o carro apareceu sem parte da carenagem, que aparentemente tinha se desprendido. A equipe não comentou o ocorrido. Mas é justamente para salientar esse tipo de detalhe que faria o time perder tempo na pré-temporada que o shakedown serve. As imagens oficiais do novo carro serão liberadas nesta terça-feira (18), quando a pintura será revelada oficialmente no F175, evento que a categoria promove em Londres.
Eles optaram por não seguir a Ferrari, equipe da qual compram os componentes internos, além da unidade de potência, e vão continuar com a mesma geometria de suspensão na dianteira. Com isso, eles vão usar a suspensão ferrarista de 2024. Essa decisão foi tomada para evitar surpresas com os desdobramentos aerodinâmicos da mudança, até porque, como cliente, a Haas só receberia os dados depois que o time de Maranello terminasse seu projeto.
Pelo que vão brigar em 2025
Mesmo com 20 funcionários tendo começado a trabalhar na Haas no começo do ano, aumentando o quadro da equipe para 320 pessoas, a equipe segue sendo a menor do grid da F1. Por isso, conseguir um sétimo lugar, como em 2024, é uma grande vitória para eles, que inclusive estavam lutando com a Alpine, uma equipe com uma montadora por trás, até a última corrida do ano.
Mas eles estão crescendo e, em 2025, Komatsu espera que, pela primeira vez, a Haas tenha que fazer as contas para não estourar o teto de gastos, mesmo tendo uma operação muito menor do que as demais. Não é um problema ruim de se ter, em um momento bom economicamente para a equipe, com parcerias sólidas que, inclusive, fazem com que o dono Gene Haas não tenha que investir um centavo sequer no time.
Dentro desse cenário, manter uma posição perto do sétimo lugar, embora tudo aponte para uma tendência de crescimento do time a médio prazo. A Haas não é de colocar muitas novidades no carro mas, quando fez em 2024, no GP dos EUA, viu uma grande melhora, e nem todos os rivais podem dizer o mesmo.
Por outro lado, várias vezes em 2024 ficou a impressão de que Nico Hulkenberg estava pilotando muito próximo do limite do carro de maneira consistente, conseguindo resultados que outros pilotos talvez não conseguiriam. Esteban Ocon não vem de um ano ruim, mesmo com uma relação péssima internamente na Alpine, e terá a missão de continuar o bom trabalho do alemão.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.