Williams coloca o FW47 na pista ao vivo para começar ano com Sainz e Albon
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A Williams seguiu a estratégia da McLaren e já colocou o carro de 2025 na pista, com uma pintura especial. O novo contratado, Carlos Sainz, foi o primeiro a andar com o FW47, em uma fria manhã em Silverstone, na Inglaterra. A ideia foi apenas checar todos os sistemas do carro antes de empacotar tudo para os testes de pré-temporada, que começam dia 26 de fevereiro, no Bahrein.
A pintura que será usada no campeonato será lançada na festa que a F1 promove para comemorar seus 75 anos na próxima terça-feira (18), em Londres, também na Inglaterra. A temporada começa com o GP da Austrália, dia 16 de março.
A equipe demonstrou confiança de que tudo sairia bem, transmitindo a primeira volta do novo carro ao vivo, incluindo o rádio irrestrito do piloto. E a reação de Sainz foi dizer que "estava muito frio!" na pista de Silverstone. Sobre os sistemas do carro, ele só relatou que tudo funcionava como esperado.
"Uma volta com pneu de pista molhada no seco não quer dizer nada, mas a primeira volta em um carro totalmente novo sempre é um momento tenso, e posso dizer que tudo funcionou como deveria. Agora vamos colocar os pneus de pista seca e vamos forçando pouco a pouco", explicou Sainz após sua primeira volta com seu novo carro.
A Williams fará 200km nesta sexta-feira com o novo carro em Silverstone.
Aqui a primeira volta do carro de 2025 da Williams, com Carlos Sainz ao volante.
-- Julianne Cerasoli (@jucerasoli) February 14, 2025
A Ferrari também mostrou a primeira volta do carro no passado. Mas é raro. pic.twitter.com/KGVyirlorM
Carlos Sainz (espanhol, 30 anos)
Melhor Resultado na F1: 1º (quatro vezes)
Alex Albon (tailandês, 28 anos)
Melhor Resultado na F1: 3º (duas vezes)
Nome do carro: FW47
Motor: Mercedes
Posição em 2024: 9º lugar
O que sabemos até agora do carro novo
O chefe da Williams, James Vowles, bem que avisou que 2024 seria um ano em que o time daria um passo para trás, para tentar dar dois para frente. Eles abandonaram conceitos que faziam o carro ser muito bom em determinadas pistas, mas sofrer na maior parte do campeonato, e caíram do sétimo para o nono lugar na tabela. E esse processo continua nesta temporada. Afinal, a ideia é primeiro arrumar a casa para usar a mudança de regulamento de 2026 para tentar dar um salto.
Mas também é verdade que essa região do meio para o final do pelotão em que eles têm disputado está muito igualada, e a Williams sofreu muito com danos por acidentes ao longo do ano, então uma temporada mais tranquila nesse sentido já seria um alento para o time e pode ajudar nos resultados.
E para isso eles têm Carlos Sainz, que não apenas já venceu por quatro vezes na F1, como também é respeitado pelos engenheiros por sua ética de trabalho. E também têm, pela primeira vez desde 2019, um patrocinador principal, a empresa australiana de tecnologia Atlassian, melhorando a segurança financeira da equipe.
Pelo que vão brigar em 2025

Mesmo com a chegada de Sainz, um dos pilotos mais técnicos e mais consistentes do grid, não dá para esperar que a situação da Williams mude da noite para o dia.
Em uma equipe que listava todo o seu inventário de peças em uma planilha de Excel quando o Vowles chegou vindo da Mercedes, está claro que há muito o que fazer para arrumar a casa. E o britânico deixou muito claro por diversas vezes que 2025 será outro ano de reconstrução, sem grandes expectativas de melhorar muito a performance, focando mais nos fundamentos que vão gerar frutos no futuro.
Então é de se imaginar que eles vão continuar brigando pelas últimas colocações. Passar para o Q3 será uma vitória, assim como conseguir pontuar. A grande certeza é que será um choque de realidade para o ex-Ferrari Sainz, assim como um ano de muita pressão em cima de Alex Albon, depois que ele teve trabalho para superar o estreante e pouquíssimo experiente Franco Colapinto quando o argentino assumiu o volante nas nove últimas corridas do ano.
A nova dupla de pilotos até já ganhou um apelido "Carbono", uma união dos dois nomes que foi explorada pela equipe no lançamento. E os fãs do Carbono? São os Carbonara. É a imagem perfeita de como a F1 está mudando para atender a seu novo público.
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