Russell surpreende e lidera último treino antes da classificação em Baku
George Russell fechou o último treino livre antes da classificação para o GP do Azerbaijão na frente com a Mercedes. Charles Leclerc, da Ferrari, foi o segundo e Lando Norris, da McLaren, foi o terceiro. A definição do grid de largada começa às 9h, pelo horário de Brasília.
O quadro de muita competitividade da sexta-feira continuou neste sábado em Baku. Os quatro primeiros colocados ficaram separados por menos de três décimos. Oscar Piastri ficou logo atrás do companheiro de McLaren e vários pilotos tiveram voltas atrapalhadas por uma série de bandeiras amarelas, algo comum nas ruas de Baku.
A Red Bull está se comportando melhor depois de ter feito alterações na parte traseira do carro. Os pilotos estão mais contentes com o equilíbrio depois de terem o pior final de semana da temporada na última etapa na Itália. Mesmo assim, no terceiro treino livre, Max Verstappen não passou da quinta colocação.
Já a Mercedes vinha andando bem melhor nas mãos de Lewis Hamilton do que de George Russell, que teve alguns problemas neste fim de semana. Depois da coleta de uma amostra de óleo que preocupou a Mercedes, o time decidiu trocar seu motor entre as duas sessões de treinos livres da sexta-feira, o que fez com que ele perdesse tempo de pista. E, no sábado, ele reclamou de alguma sensação estranha no motor, e inclusive disse ter escapado da pista por conta disso. Porém, no final do treino, Russell conseguiu fazer uma boa volta e liderou a sessão.
Lando Norris acreditava na sexta-feira que a McLaren ainda tinha muito trabalho pela frente para lidar com o asfalto menos aderente da pista de Baku, e o bom desempenho dele e de Piastri demonstra que houve, de fato, uma evolução. Também é verdade que todos têm tido dificuldades com a combinação entre a aderência baixa e a pressão mínima de pneus prescrita pela Pirelli, que é alta. Com isso, tem sido difícil fazer os pneus durarem nas simulações de corrida até aqui.
Outro destaque da sessão foi a Williams. Antes de os pilotos das equipes grandes fazerem suas simulações de classificação, Alex Albon liderou o treino. Ele e o companheiro Franco Colapinto, que faz apenas sua segunda corrida na F1, terminaram dentro do top 10.
RED FLAG!
-- Formula 1 (@F1) September 14, 2024
Ollie Bearman skates wide at the first corner and clatters the Haas into the barrier.
"I'm such an idiot." #F1 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/QZkVX2DssR
O terceiro treino livre teve várias escapadas e duas bandeiras vermelhas. A primeira foi causada por Esteban Ocon, cuja Alpine parou no meio da pista. O time não sabia dizer o que tinha acontecido até antes de receber o carro de volta na garagem. E o britânico Oliver Bearman, que está confirmado como titular para 2024 e corre neste fim de semana substituindo Kevin Magnussen, que está suspenso, perdeu o controle da Haas na primeira curva, tentou usar a área de escape, mas acabou batendo.
Qualifying is looking impossible to predict! 🤯
-- Formula 1 (@F1) September 14, 2024
Here's how FP3 finished up in Baku 👇#F1 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/MEZFy2yyDa
Deixe seu comentário