Max Verstappen lidera treino livre marcado por acidentes nas ruas de Baku
Max Verstappen, da Red Bull, liderou a primeira sessão de treinos livres para o GP do Azerbaijão, que acabou marcada pelas paralizações causadas por acidentes de Charles Leclerc e Franco Colapinto. Os dois pilotos causaram bandeiras vermelhas, e houve ainda uma terceira interrupção para a retirada de detritos da pista.
A cada bandeira vermelha, os pilotos são obrigados a voltar aos boxes e o cronômetro segue rodando. Por isso, essa sequência de bandeiras vermelhas atrapalhou a preparação de todos e fez com que a pista ficasse bastante cheia principalmente nos minutos finais.
RED FLAG
-- Formula 1 (@F1) September 13, 2024
Leclerc has crashed into the barriers!
The quickest driver in practice so far will play no further part in the session. Driver is OK.
"I took the dirt on the outside." he reports back to Ferrari #F1 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/stNOHglFpP
Mesmo sem conseguir fazer o programa como planejado, o líder do campeonato foi o mais rápido, seguido por Lewis Hamilton, da Mercedes, e Sergio Perez, da Red Bull. É um bom começo para a equipe que vinha tendo dificuldades nas últimas etapas. Antes mesmo de ir à pista, Perez já dizia que sua sensação no simulador da Red Bull era bem superior para a pista de Baku do que para as anteriores, o que tem a ver com as soluções que a equipe está testando para tentar solucionar os problemas de equilíbrio que vem tendo no carro.
Hamilton liderou boa parte da sessão e as McLaren apareceram um pouco mais atrás, como tem sido de costume. E a Ferrari estava rápida também antes do acidente de Leclerc. Há muita expectativa em relação ao rendimento do time italiano no Azerbaijão pela velocidade que eles mostraram nos trechos lentos das últimas provas e pela ausência de curvas de alta velocidade, em que eles costumam ter dificuldades.
Pista suja e ondulada complica a vida dos pilotos
Uma explicação para as batidas é a evolução do asfalto em Baku. A pista foi recapeada ano passado, e agora o asfalto está mais assentado. Com isso, estão aparecendo mais ondulações do que na prova do ano passado, e isso gera instabilidade nas freadas. A solução para as equipes é aumentar a altura do carro em relação ao solo, mas a tentativa é sempre deixá-lo o mais baixo possível para que não haja perda de performance por conta disso.
RED FLAG
-- Formula 1 (@F1) September 13, 2024
Colapinto is in the wall
The Williams lost the rear on turn in and collects the barrier at T4. Driver is OK.#F1 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/p8KRPHitBi
Mas há também outro fator: os muros estão próximos e qualquer exagero é punido. Que o diga Leclerc, que sempre é muito rápido em Baku, mas já teve alguns acidentes na pista do Azerbaijão. Neste primeiro treino livre, ele liderava e vinha com os setores mais rápidos da pista quando saiu um pouco do traçado, pegou sujeira, e perdeu o controle de sua Ferrari.
De fato, a pista estava bastante suja. Como a Fórmula 2 também está correndo no Azerbaijão neste fim de semana, a tendência é que a pista vá ficando mais limpa e que haja bastante evolução ao longo do final de semana.
A próxima sessão de treinos livres será disputada ainda nesta sexta-feira, a partir das 10h da manhã, pelo horário de Brasília.
🔴 RED FLAG 🔴
-- Formula 1 (@F1) September 13, 2024
Leclerc has crashed into the barriers! 💥
The quickest driver in practice so far will play no further part in the session. Driver is OK.
"I took the dirt on the outside." he reports back to Ferrari 📻#F1 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/stNOHglFpP
Deixe seu comentário