Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Leclerc se recupera de batida e fecha os treinos na frente no Azerbaijão

Charles Leclerc bateu enquanto liderava o primeiro treino livre para o GP do Azerbaijão, depois começou a segunda sessão reclamando do equilíbrio do carro, que estava muito diferente após a colisão. E terminou o dia em uma das pistas em que tem melhor retrospecto na frente. A diferença para o segundo colocado, Sergio Perez, contudo, foi bastante pequena: apenas seis milésimos.

Ficando entre os primeiros colocados por toda a sexta-feira, Lewis Hamilton foi o terceiro mais veloz. Com isso, três pilotos de equipes diferentes ocuparam as três primeiras colocações.

Após uma primeira sessão marcada por bandeiras vermelhas, os pilotos pareceram estar mais confortáveis na pista de Baku, com os carros mais bem acertados para lidar com as ondulações, que apareceram na pista no ano seguinte à troca do asfalto, e também porque a pista vai ficando mais limpa a cada sessão da F1 e também da F2, que corre como categoria de apoio neste fim de semana.

Líder da primeira sessão, Max Vestappen foi apenas o sexto colocado. Mas a velocidade de reta dele sugere que o motor estava operando em um nível mais conservador, algo que é corriqueiro em treinos livres. A McLaren, inclusive, que tem tido o melhor carro em circuitos com características diferentes nas últimas provas, também costuma fazer tempos pouco significativos nos treinos livres pela configuração de motor e quantidade de combustível.

Em Baku, eles fecharam a sexta-feira com Oscar Piastri em quinto, mas sem demonstrar problemas de equilíbrio. Ou seja, é de esperar que a McLaren esteja forte novamente.

Os tempos de Perez também são um indicativo positivo para a Red Bull, que vem de um fim de semana muito ruim em Monza, mas que aparenta ter os primeiros resultados dos experimentos que tem feito com o carro. E a Ferrari também deve andar bem em Baku, pois é um carro que se adapta melhor a pista com mais curvas de baixa velocidade e pontos de tração.

O mesmo não pode ser dito sobre a Aston Martin, que roubou as manchetes no início da semana com a contratação do projetista mais vencedor da história da F1, Adrian Newey. Principalmente Lance Stroll reclamou bastante do carro desde a primeira sessão, chegando a dizer que sua Aston nem parecia um carro de verdade.

Os carros voltam à pista para o terceiro treino livre na manhã de sábado para se prepararem para a definição do grid de largada, a partir das 9h pelo horário de Brasília.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes