Lewis Hamilton lidera último treino livre antes da classificação na Itália
Lewis Hamilton comandou a dobradinha da Mercedes e foi o mais rápido na última sessão de treinos livres disputada antes da classificação para o GP da Itália. George Russell foi o segundo colocado e Charles Leclerc foi o terceiro. A definição do grid começa às 11h da manhã, pelo horário de Brasília.
O final do treino livre não teve as simulações de classificação em sequência como de costume, então nem todos os pilotos estavam na pista quando o asfalto estava, em teoria, em melhores condições. E isso inclui a dupla da Mercedes. Um dos últimos a fechar volta foi, na verdade, Max Verstappen, que teve um desequilíbrio grande na Variante Ascari e ficou apenas com o sexto melhor tempo.
Melhor carro das últimas etapas, a McLaren segue bem equilibrada, mesmo não tendo liderado nenhuma sessão. Oscar Piastri foi o quarto colocado e Lando Norris, o quinto.
A exemplo do que já tinha acontecido na sexta-feira, quando Lewis Hamilton foi o mais rápido, os pilotos da Mercedes reclamaram das altas temperaturas no assento do carro, um problema pouco comum e que a equipe parece ter dificuldade de resolver.
Depois de sofrerem mais do que o esperado com a degradação de pneus na sexta-feira, os pilotos voltaram à pista de Monza testando acertos diferentes e também experimentando outras formas de lidarem com os pneus, com muitos preferindo começar suas sequências mais longas de voltas mais lentamente, tomando conta da temperatura da superfície do pneu.
Isso porque a temperatura do asfalto segue alta, perto dos 48ºC. Isso, mesmo com uma fina camada de nuvens encobrindo o sol, ao contrário do que tinha acontecido na sexta-feira. A pista de Monza foi reasfaltada para este ano, e está mais escura, retendo mais calor. Para os pilotos, é importante evitar fazer duas paradas em Monza, já que a perda de tempo no pitstop é uma das maiores do ano.
Outro problema que apareceu durante a sessão foi o trânsito. E esse deve ser um grande tema na classificação. Tanto porque as velocidades são muito altas (houve um momento no treino livre em que Carlos Sainz atrapalhou Oscar Piastri e pediu desculpas dizendo que não achava que ele estava tão perto) e, principalmente, porque o vácuo é muito valioso, então os pilotos tentam ficar perto uns dos outros nas retas.
A classificação deve ter um festival de investigações dos comissários. Já no terceiro treino livre, houve várias investigações pois os pilotos não estavam seguindo as determinações do diretor de prova em relação ao tempo máximo entre a saída do box e a entrada. Esse tempo máximo existe para que os pilotos não fiquem muito lentos na pista, mas muitas vezes eles acabam desrespeitando a determinação justamente para sair do caminho de quem vem mais rápido. Como essa é sempre a justificativa, nenhum piloto foi punido até aqui desde que essa regra começou a ser usada, na segunda metade do ano passado.
It's bragging rights to Mercedes ahead of qualifying
-- Formula 1 (@F1) August 31, 2024
Here's the full FP3 classification, including a top ten appearance for rookie Franco Colapinto #F1 #ItalianGP pic.twitter.com/MRoC41pUZX
Deixe seu comentário