F1 divulga as sedes das 6 corridas sprint de 2025 e GP de SP segue na lista
A temporada de 2025 da Fórmula 1 terá o mesmo número de GPs, 24, e também a mesma quantidade de sprints, seis, com o GP de São Paulo mais uma vez figurando entre os selecionados para receber o formato diferente, que troca duas sessões das três sessões de treinos livres por uma classificação e uma corrida curta, com um terço de duração do GP normal.
Além do GP de São Paulo, que está marcado para 9 de novembro de 2025, permanecem na lista os GPs da China, Miami, Estados Unidos (em Austin) e Qatar. A única mudança em relação às sprints deste ano é a saída da Áustria e a entrada da Bélgica.
A prova belga, inclusive, já foi palco de uma sprint em 2023.
A ideia do formato é diversificar o modelo de disputa em algumas provas e aumentar a audiência de sessões que normalmente seriam apenas treinos livres. Outra ideia da sprint é agregar valor aos ingressos, com duas sessões competitivas a mais para os torcedores.
Pela primeira vez, contudo, o calendário da sprint é divulgado sem que haja quaisquer propostas para mudar o formato. As equipes estão mais contentes com a organização do fim de semana agora que a classificação para a sprint ocorre na sexta, a sprint é no início do sábado, e o restante do final de semana não muda em relação às corridas "normais". E, principalmente, com a decisão de tornar os eventos totalmente independentes. Ou seja, o resultado da sprint não afeta o restante do final de semana, e os carros podem ser alterados entre a sprint e a classificação para o GP.
A F1, no entanto, admite que há conversas sobre possíveis mudanças, que chegaram a ser discutidas no início do ano, como inverter parte do grid ou dar a chance para pilotos jovens, mas não há nenhuma proposta formal sendo discutida no momento.
As sprints têm ganhado adeptos no paddock. "Sempre gostei do formato sprint", disse Lewis Hamilton. "Perde-se muito tempo nos finais de semana e poderíamos encurtar as sessões para que os fãs tenham uma experiência melhor".
Maior vencedor das sprints até aqui, Max Verstappen segue dizendo ironicamente que continua "amando" o formato. Mas até o holandês preferiu a dinâmica que estreou em 2024 porque, com a possibilidade de mudar o carro entre a sprint e a classificação, é possível ter resultados mais diferentes porque as equipes podem reagir ao que aconteceu na sprint. Vimos isso claramente na última sprint, disputada na Áustria, e que acabou com batida entre Verstappen e Norris.
A próxima sprint será somente em outubro, no GP dos Estados Unidos, em Austin.
Confira o calendário da F1 de 2025:
- 14-16 de março - Austrália
- 21-23 de março - China - sprint
- 4-6 de abril - Japão
- 11-13 de abril - Bahrein
- 18-20 de abril - Arábia Saudita
- 2-4 de maio - Miami - sprint
- 16-18 de maio - Emilia-Romagna
- 23-25 de maio - Monaco
- 30 de maio-1 de junho - Espanha
- 13-15 de junho - Canadá
- 27-29 de junho - Áustria
- 4-6 de julho - Grã-Bretanha
- 25-27 de julho - Bélgica - sprint
- 1-3 de agosto - Hungria
- 29-31 de agosto - Holanda
- 5-7 de setembro - Itália
- 19-21 de setembro - Azerbaijão
- 3-5 de outubro - Singapura
- 17-19 de outubro - EUA - sprint
- 24-26 de outubro - México
- 7-9 de novembro - Brasil - sprint
- 20-22 de novembro - Las Vegas
- 28-30 de novembro - Qatar - sprint
- 5-7 de dezembro - Abu Dhabi
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