Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Filme de Brad Pitt baseado na F1 não tem nome, mas ganha data de lançamento

A superprodução estrelada por Brad Pitt, que vem sendo filmada durante os finais de semana de corrida da Fórmula 1 desde o ano passado e que promete reproduzir de maneira bastante realista o mundo da categoria, agora tem a data de lançamento confirmada: 25 de junho de 2025, em IMAX®.

O título, contudo, ainda não foi divulgado. A produção trabalhava com o título ‘Apex’ (Tangência, em português), pois esse é o nome da equipe fictícia pela qual o personagem estrelado por Pitt corre. Porém, no anúncio oficial da data de estreia, não é mencionado nenhum título.

O longa terá Brad Pitt estrelando como um ex-piloto que retorna à Fórmula 1, ao lado de Damson Idris como seu companheiro de equipe novato na fictícia equipe APXGP.

O filme passou por atrasos devido à grave de quase quatro meses dos roteiristas de Hollywood ano passado, mas seguiu sendo filmado em diversas corridas na temporada passada e na atual.

Brad Pitt cumprimenta Max Verstappen durante gravação de filme durante GP da Grã-Bretanha
Brad Pitt cumprimenta Max Verstappen durante gravação de filme durante GP da Grã-Bretanha Imagem: Reprodução/Twitter

Às vezes, era impossível não notá-los. Houve GPs em que eles puderam andar na pista entre uma sessão e outra da Fórmula 1. E a grande "intervenção" foi no GP da Grã-Bretanha do ano passado, quando os carros da equipe fictícia alinharam seus carros no grid antes da volta de apresentação e Brad Pitt, Damson Idris e outro astro do filme, Javier Barden, contracenaram enquanto pilotos e equipes se preparavam para a largada em Silverstone. Foi tudo feito em uma tomada mesmo, sem chances para erros, até porque estava tudo acontecendo junto do cronometrado procedimento de preparação para a largada da F1. E, na mesma prova, estreou o box da APXGP, bem parecido com o de um time real da F1.

Mas nem sempre deu para perceber que o paddock da F1 estava sendo usado como locação de filmagem de um filme de Hollywood. Houve várias cenas filmadas no paddock, ainda que na enorme maioria das vezes isso fosse praticamente imperceptível. Os outros pilotos, os membros das equipes, todos aparecem, buscando o maior realismo possível.

A produção do filme, que começou em 2023, vai continuar neste ano até o GP de Abu Dhabi, última etapa do campeonato deste ano.

Tudo isso porque o realismo é um ponto importante para a película, que também aposta em efeitos especiais para dar a noção de velocidade nas disputas. Um dos produtores do longa, inclusive, é o heptacampeão Lewis Hamilton, que focou mais na proximidade com a realidade do roteiro.

Continua após a publicidade

O elenco inclui Kerry Condon, o vencedor do Oscar Javier Bardem, vencedor do Emmy e indicado ao Globo de Ouro Tobias Menzies, Sarah Niles, Kim Bodnia, Samson Kayo e Callie Cooke.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes