Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Alonso lidera sexta-feira chuvosa e Max Verstappen tem problemas no Canadá

Fernando Alonso, da Aston Martin, liderou a sexta-feira de treinos livres para o GP do Canadá, aproveitando meia hora de pista seca na segunda sessão, disputada no final da tarde em Montreal. George Russell, da Mercedes, foi o segundo e o piloto da casa, Lance Stroll, também da Aston Martin, foi o terceiro. Mas as equipes seguem de olho no clima, pois as condições desafiadoras deste primeiro dia de atividades devem marcar todo o final de semana da nona etapa do campeonato.

Na segunda sessão do dia, os carros pelo menos conseguiram rodar mais, depois do temporal de granizo que caiu logo antes do primeiro treino e fez com que a sessão começasse de verdade mais de 20 minutos depois do programado. Estava garoando quando os carros foram à pista, mas mesmo assim os pilotos logo começaram as atividades com os pneus de seco.

O único que não fez isso foi Charles Leclerc, que será investigado porque não se pode usar pneus intermediários quando a sessão não é declarada molhada. Ele logo foi chamado aos boxes e voltou à pista com os pneus de seco.

Sabendo que havia chuva a caminho, os pilotos deixaram a pista bem movimentada, o que gerou muitas reclamações por conta do trânsito de quem desacelerava para tentar abrir espaço para começar uma volta sem ser atrapalhado. Como é uma pista curta, esse deve ser um problema principalmente na primeira parte da classificação, neste sábado.

Verstappen deu apenas quatro voltas no segundo treino livre

O líder do campeonato, Max Verstappen, deu apenas quatro voltas antes de sua Red Bull apresentar problemas. O carro voltou para os boxes soltando fumaça e o piloto teve de saltar, indicando alguma fuga de energia da bateria. A equipe confirmou que o problema foi no sistema de recuperação de energia. Em um dia em que a Red Bull tinha adesivos monitorando o movimento das suspensões, para tentar entender os problemas que têm atrapalhado o rendimento do carro nas últimas etapas, perder tempo de pista é longe do ideal para os atuais bicampeões mundiais.

A situação piorou ainda mais quando a janela de pista seca acabou. Depois de meia hora, começou a chover novamente, a sessão foi finalmente declarada como molhada, e começaram a aparecer os primeiros pneus intermediários.

Os pilotos até voltaram à pista, mesmo tendo só cinco jogos de intermediários e dois jogos de pneus de chuva mais forte à disposição por todo o fim de semana. Aliás, como as duas sessões de sexta-feira foram declaradas como molhadas, dois destes jogos têm de ser devolvidos.

Continua após a publicidade

A previsão é de chuva para o sábado e especialmente para o domingo. Neste tipo de condição, fica a vantagem para quem coloca temperatura rapidamente nos pneus e, na temporada até aqui, pensando na luta pela pole, quem tem sido melhor neste quesito é a McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri.

Neste sábado, os pilotos voltam à pista para a terceira sessão de treinos livres a partir das 13h30, pelo horário de Brasília. A classificação começa às 17h.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes